Belo Horizonte recebe até este sábado (3) um dos maiores eventos de empreendedorismo digital, marketing, tecnologia e inovação da América Latina, o Fire Festival 2022. Realizado desde 2015 pela Hotmart, a maior startup do Brasil, o Fire chega este ano com a temática “Viva Tudo de Novo”, e irá repercutir em suas mais de 90 palestras o fato de uma pandemia mundial ter acelerado bruscamente a nossa relação tecnológica, incluindo trabalhos e estudos 100% remotos, além de falar sobre o ponto de vista psicológico, pois somente isolados reconhecemos o real valor do contato humano.
Embora o evento não tenha relação direta com o nosso segmento, trata de um tema importantíssimo para a nossa sobrevivência – cujo valor foi reforçado na pandemia -, o marketing. Sabemos bem que ele não substitui o sabor de uma boa comida, o atendimento impecável, mas é, sem dúvida, a mola propulsora que leva o encantamento do negócio até o consumidor final e, sem tê-lo como aliado, fica demasiadamente penoso se manter no mercado.
Principalmente nos momentos de incerteza da Covid-19, o marketing comprovou que hoje é impossível somente distribuir panfletos do seu restaurante no semáforo. Um trabalho on-line é imprescindível, essencial e perpassa por vários nichos, mas o maior deles, diria, é possibilitar a experiência ao consumidor.
E quando pensamos em estabelecimentos de alimentação fora do lar, atingir os sentidos fica até mais fácil. Isso porque nesses locais é possível despertar o prazer através do cheiro da comida ao adentrar o ambiente, da música, de um tecido macio ou de cadeiras confortáveis. Tudo isso, obviamente, fará com que o cliente se surpreenda. Tudo isso, aliado a toda identidade visual e arquitetura, são importantes, faz parte do conjunto de ações que vão muito além de simples estratégias comerciais e/ou de vendas.
Além da experiência ao consumidor, um bom empreendedor do nosso segmento também deve estar atento à manutenção do relacionamento com seu público. Digo isso porque quando proporcionamos uma boa experiência ao cliente, a relação se fortalece e ele volta. Certamente volta.
Bom, eu fiz questão, hoje, de detalhar a importância do marketing para os nossos negócios, justamente com o intuito de citar o Fire 2022 como um ótimo momento para você, empreendedor como eu, ampliar os horizontes, ter contato com cases de sucesso, profissionais promissores e, sobretudo, se inspirar. A edição deste ano já está com ingressos esgotados. Mas no site oficial, já foi dada a largada para a pré-venda da edição de 2023. Portanto, deixo aqui uma dica: quando oportunidades como essa baterem à sua porta, não as desperdice. Trocar conhecimento para crescer e estar ao lado de gente que inspira é sempre uma tendência que nunca sai de moda.