Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Prefiro formar oceanos do que viver solitário na ilha

Publicado em 03/02/2023 às 06:00.

Começo o texto de hoje com uma pergunta: o que você faz com o conhecimento que possui? Compartilha com aqueles que trabalham a seu lado ou na mesma área? Infelizmente, ainda é comum encontrar profissionais que não acreditam na troca. Muitos – movidos pelo alto e nocivo espírito competidor – não partilham seus saberes por pensarem que esta é a melhor forma de se destacar ou ascender profissionalmente, o que é um grande equívoco, afinal vivemos em uma sociedade onde a união é fundamental. 

 A grande verdade é que o seu próprio crescimento profissional está atrelado à sua disposição em contribuir para o crescimento do outro. Sendo assim, é sempre positivo procurar ter uma atitude altruísta. Compartilhar o que se sabe também é uma postura bastante madura. E isso não se trata apenas de dividir ou repassar informação, mas sim abrir espaço para dividir com seus semelhantes.

Felizmente, posso dizer, com orgulho, que faço parte de uma organização que se preocupa com o compartilhamento de ideias e troca de experiências entre seus pares. Desde o último dia 31 até este sábado (4), por exemplo, participo do 16º Encontro de Talentos Abrasel, iniciativa que reúne executivos de todo o Brasil, além dos presidentes das seccionais e regionais. 

Essa turma potente se reúne na Vila Mattioli, resort localizado em Cláudio, interior de Minas Gerais, para participar de uma imersão repleta de atividades nas quais todos se alinham acerca das ações da entidade. 

Entre as palestras programadas, os participantes puderam aprender como elaborar e executar um orçamento anual para ter planejamento, autonomia, gestão e resultados. Houve também intensa troca de boas práticas em que os executivos revelaram o que vêm fazendo para atingir melhores performances em seus negócios, seja na captação e manutenção de associados ou melhoria da produtividade.

A presença e crescimento no digital, que descobrimos ser essencial na pandemia, foi outro assunto que não ficou de fora dos alinhamentos. Foram colocadas em pauta ainda a importância dos empresários aprenderem a conectar seus produtos, canais e conteúdos para atrair, converter e reter pessoas, além de entenderem e aprimorarem o relacionamento com a imprensa, de modo que consigam se posicionar de maneira mais assertiva e assim aumentar a influência da Abrasel.

Além de todos os benefícios acima citados que um evento como esse oferece, o maior deles, talvez, ainda não mencionei: não tem dinheiro que pague poder olhar nos olhos dos colegas e amigos, abraçá-los e confraternizar depois de tanto tempo de incertezas. Faço parte de um setor onde ‘estar junto’ e ‘crescer junto’ é fundamental, logo não tem porque sermos ilhas uma vez que na imensidão dos nossos saberes podemos nos conectar e formar vários oceanos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por