Com a chegada do fim de 2021, existe algo tão comum quanto papai Noel e a invasão das uvas passas nos cardápios natalinos: a palavra tendência torna-se campeã de buscas no google nesta época. Criam-se tendências da arquitetura, de decoração, tendências na área empresarial para o ano que está por vir. Na gastronomia, obviamente, também não é diferente.
Para o ano novo, destaco duas correntes, inclusive apontadas por vários sites especializados, que continuarão ditando moda na mesa do brasileiro: o comfort food e o delivery.
O primeiro termo, com origem nos EUA, faz referência à boa comida caseira, que remete à infância. Em resumo, trata-se de uma refeição confortável, que dá uma sensação de aconchego. Afinal, não há nada mais agradável como aquele cheirinho de pratos feitos em casa, com qualidade. Se for no fogão à lenha, então, melhor ainda!
O comfort food é o oposto dos fast food, que ao invés de serem preparados de modo rápido e prático, buscam trazer mais sabor à mesa das pessoas, bem como saúde. Na pandemia, por sinal, o consumo de refeições mais saudáveis se tornou uma válvula de escape para muitos. Pesquisas da Mintel, agência especializada em dados de mercado, apontam que no Brasil, 51% das pessoas já têm priorizado uma alimentação balanceada para prevenir doenças como obesidade, diabetes e colesterol.
O delivery, por sua vez, outro legado da pandemia, veio para ficar. E vai ficar, se fortalecer cada vez mais. Quem ainda não investiu, deve incrementá-lo ao negócio o quanto antes.
Prova disso é que, segundo relatório divulgado em janeiro pela National Restaurant Association, cerca de 68% dos adultos pesquisados declararam que agora são mais propensos a comprar alimentos para receber em casa ou no trabalho do que antes da Covid-19.
O que me deixa mais feliz, diante da constatação de que essas duas correntes vão seguir firmes e fortes em 2022, é que a nossa cozinha mineira e, sobretudo, criativa, já é adepta do comfort food antes mesmo do nome existir e ganhar corpo. Somos especialistas na comida da terra, saudável, com tradição e, principalmente, repleta de sabores naturais. Chego a recomendar, inclusive, aos empreendedores que desejam aprender mais sobre o conceito, uma visita aos nossos restaurantes. Os sabores de Minas serão um ótimo estágio para você que quer se aprimorar nesta tendência.
Quanto ao delivery, estamos aprendendo, como nunca, a fazer dele uma importante ferramenta de vendas. E digo isso principalmente em relação às pequenas empresas de alimentação fora do lar, que se apropriaram do food service por entenderem que ele, hoje, é uma necessidade no âmbito dos negócios e que a vida muda sempre. Ela está em constante evolução. Nem relógio fica parado no tempo.