Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Um festival que celebra o ‘jeitim’ brasileiro de se alimentar

Publicado em 16/09/2022 às 07:00.

O legado do nosso querido Fred Mata Machado se perpetua até hoje. Dono do primeiro restaurante de comida a quilo no Brasil, o "Isto e Aquilo", aberto em BH em meados dos anos 1980, ele talvez nem imaginaria que seu conceito de alimentação se espalharia mundo afora.

O sucesso é tão grande que, obviamente, a Abrasel não poderia deixar de homenagear o nosso querido self-service. Até o próximo dia 25, restaurantes de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Teófilo Otoni disputam o título de melhor comida a quilo do Brasil na 6ª edição do concurso “O Quilo é Nosso”.

Em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil, Sodexo e JBS, o evento não só tem a missão de valorizar uma das maiores áreas do segmento de alimentação fora do lar no país como também promover a volta dos clientes aos estabelecimentos, depois de mais de dois anos de uma pandemia que afetou a economia do setor.

"O Quilo é Nosso" é dividido em três etapas. Na primeira, cada casa oferece uma receita especial que valoriza o estilo self-service. Ela deve, obrigatoriamente, fazer parte do bufê durante os 11 dias que correspondem à fase inicial da disputa. Neste período, os estabelecimentos serão avaliados por voto popular, com notas de um a cinco, em seis critérios: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do bufê, receita e adequação às normas de prevenção à Covid-19.

O voto popular, somado à avaliação de um júri técnico local, elege os três melhores de cada cidade ou região participante.
Na segunda etapa, que acontece com o festival aberto ao público já encerrado, um júri técnico local avalia os pratos das três casas eleitas na primeira fase e escolhe o melhor em cada Estado. 

Por fim, no terceiro e último momento, um júri técnico nacional avalia o prato vencedor de cada Estado e elege o grande campeão do país.
 
A cidade Manaus venceu as duas primeiras edições, em 2017 e 2018. O prato vencedor de 2019 - um camarão no coco tostado com macarrão de abobrinha e cenoura com abóbora caramelizada no agridoce de goiabada - veio de um restaurante cearense.

Na quarta edição, em 2020, o escolhido do júri técnico nacional foi o “Dumpling de tilápia”, massa a base de farinha de trigo e tapioca, recheada com tilápia cozida em caldo de especiarias e gengibre, do restaurante curitibano Tomilho Cozinha Contemporânea.

No ano passado, o título de melhor comida a quilo do Brasil foi para o restaurante Arroz com Feijão, da cidade de Franca, interior de São Paulo. O estabelecimento concorreu com um peixe recheado com vatapá e vinagrete de camarão.

Quem sabe agora não é chegada a vez de Minas, afinal o quilo é invenção nossa! No site www.oquiloenosso.com.br você fica sabendo de todos os participantes. Será um prazer recebê-lo!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por