Tiago ReisInvestidor há mais de 15 anos, fundador e CEO da casa de análise financeira Suno Research.

Como economizar e começar a investir em 2021

Publicado em 01/02/2021 às 18:58.Atualizado em 05/12/2021 às 04:04.

Começar é o passo mais importante para se investir. No entanto, para dar os primeiros passos no mercado financeiro, é preciso economizar, guardar dinheiro. Não há sentido em começar a fazer aportes se as finanças pessoais estão bagunçadas e ainda não foi feita a reserva de emergência. Por isso, reuni algumas dicas de como economizar dinheiro em 2021.

Hoje, cerca de metade do mundo vive apenas com R$ 3 por dia. Cerca de 80% vive com menos de R$ 10. Se você consegue fazer sobrar dinheiro e investir, faz parte de uma minoria global. O ano de 2020 nos mostrou ainda mais a importância de ter uma reserva de emergência, já que muito do impacto na economia se deu porque grande parte da população mundial ainda não tem uma poupança capaz de apoiá-la em momentos de crise como o que passamos.

O desafio se dá em como fazer sobrar recursos.. Pode parecer complicado, mas a educação financeira e o planejamento são aliados fundamentais quando o assunto é economia. Vamos às dicas:

1-  Priorize o pagamento das dívidas

A taxa de juros de qualquer dívida é extremamente elevada para o consumidor. Qualquer rendimento de investimento feito dificilmente conseguirá replicar esse valor. Além disso, essas taxas se multiplicam rápido, o que faz com que seja cada dia mais complicado livrar-se delas. Evite fazer compras parceladas, não pague o mínimo do cartão de crédito, não refinancie dívida ou faça uso do cheque especial. 

Para sair do vermelho, tente quitar as dívidas com juros mais altos, como cartão de crédito ou cheque especial. Uma outra saída podem ser os leilões de renegociação, nos quais quem está endividado pode conseguir melhores condições de pagamento.

2- Tenha metas

Assim como em outras dimensões da vida, as metas são essenciais para alcançar seus objetivos financeiros. Porém, mais do que isso, metas precisam de prazos. Por meio deles, você consegue visualizar o que precisa fazer no curto prazo para chegar lá e não compromete seus planos futuros. Uma boa alternativa é fazer uso de uma planilha de controle de gastos onde ficam especificadas as entradas e saídas. 

3- Gaste menos que ganha

Pode parecer que não, mas grande parte das pessoas cai em armadilhas financeiras que passam despercebidas no dia a dia, que as impedem de separar um pouco da sua renda mensal. Compras por impulso, anuidade do cartão de crédito, pacotes de televisão e streaming e manutenção de contas bancárias são alguns exemplos de gastos que podem ser cortados para garantir uma renda extra.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por