“Ser demitido foi a pior e, ao mesmo tempo, a melhor de todas as coisas que já aconteceram na minha vida. Quando fui demitido, aprendi a me despir do medo de perder, aprendi a superar as piores dores e as decepções mais profundas da vida ... ser demitido serviu como alavanca para que eu pudesse me destacar no mundo.”
Steve Jobs.
()
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes palestras disponíveis no Youtube.
Elas me levaram para um auditório no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) nos Estados Unidos, em pleno ano de 1992, onde fui recebido por Steve Jobs, a quem fui logo pedindo: ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
-Não espere uma grave crise te atingir para pensar no que fazer depois que ela se instalar. Crie um plano B, pela porta do qual você possa sair, tão logo a crise dê algum sinal de vida.
Durante uma palestra que deu, há 31 anos atrás, Jobs estimulou jovens engenheiros em formação a pensarem seriamente na criação de suas próprias empresas, como uma forma inteligente de sobrevivência.
E não é que este conselho vem a calhar para os dias de hoje?
Vivemos um período de crises em série, crises sanitárias (Covid-19), guerras de grandes proporções mundiais (Rússia x Ucrânia) e crises macroeconômicas e financeiras graves.
Inflação cada vez mais alta, taxas de juros estratosféricas, crises de liquidez, escassez de crédito, queda na renda e no consumo, alta do desemprego e uma assustadora volatilidade no mundo dos negócios.
Um número cada vez maior de empresas em dificuldades, pedindo falência, recuperações judiciais ou simplesmente fechando a porta e provocando ondas de demissões intermináveis.
Numa época destas, o conselho de Jobs cai como uma luva: aventure-se e empreenda, monte o seu próprio negócio, em qualquer época da vida, até como plano B para enfrentar tempos difíceis.
Encontre problemas não resolvidos! Existem pilhas deles, e crie soluções criativas de forma que você possa ganhar o que quiser, ajudando as pessoas a conseguirem o que elas querem.
A vida não é feita por pessoas mais inteligentes do que você. Acredite nisso e deixe a sua marca no Universo.
*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.