As aplicações da Inteligência Artificial (IA) na Engenharia Civil

Publicado em 04/06/2024 às 06:00.

Geciane Gonçalves*

A Engenharia Civil tem uma função importante no desenvolvimento das sociedades, uma vez que está associada à construção e manutenção de infraestruturas básicas. Além disso é indicadora da situação econômica do país, pois está diretamente ligada ao Produto Interno Bruto (PIB). É uma área permeada por avanços consideráveis, impulsionados pela ciência, tecnologia e inovação.

Podemos observar, ao longo dos anos, os benefícios que as inovações tecnológicas trouxeram para a engenharia, desde a evolução dos métodos construtivos até a utilização de novos materiais e técnicas de projeto.

Recentemente tem-se falado muito em Inteligência Artificial (IA) e suas funcionalidades. ChatGPT e robôs futurísticos é o que vêm à mente, quando se fala em IA, mas na verdade ela está muito mais presente em nosso cotidiano através de smartphones, redes sociais, veículos autônomos, análises de dados e outros dispositivos. Mas o que é Inteligência Artificial?

Inteligência artificial é uma tecnologia que permite que máquinas e softwares aprendam com experiências, ou seja, máquinas e computadores podem raciocinar, aprender e atuar de maneira que, geralmente, necessitaria inteligência humana. Isso é feito a partir de machine learning, que possibilita que o sistema esteja em constante aprendizado. A IA é usada para análise de dados, previsões, categorização de objetos, processamento de linguagem natural, recuperação inteligente de dados e muitas outras funções.

Hoje, diversos setores estão fazendo grandes investimentos em IA, principalmente para aumentar a produtividade e eficiência. Mas e na engenharia e construção civil? É possível aplicar as funcionalidades da IA nesse setor? A Inteligência Artificial pode ser usada em diversas áreas da engenharia civil, desde a fase de projeto até a manutenção da edificação. Porém, falta conhecimento sobre o assunto e os benefícios que ele oferece. A seguir, algumas aplicações da Inteligência Artificial na Engenharia e Construção Civil.

A IA pode ser utilizada na prospecção de terrenos. Utilizando essa tecnologia é possível, a partir das informações do imóvel, criar possibilidades de projeto com ele e assim, com mais agilidade, fazer os estudos de viabilidade do projeto.

A inteligência artificial pode era aplicada também na fase de planejamento de projetos. Utilizando softwares inteligentes que analisam grandes quantidades de dados, é possível, ao fornecer informações como geografia, dados topográficos e ambientais, escolher o melhor local para a construção. Aliás, esses programas criam designs otimizados, considerando fatores como sustentabilidade e estética.

Outra aplicação da IA é na manutenção preditiva e segurança da edificação. Utilizando sensores e coleta de dados, sistemas de IA podem prever falhas estruturais ou necessidades de manutenção. Isso gera economia de custo com manutenção a longo prazo, além de garantir maior segurança aos usuários da edificação.

No canteiro de obras, a IA pode ser aplicada em robótica e automação com a utilização de robôs para executar tarefas repetitivas ou perigosas, aumentando produtividade e segurança dos recursos humanos. Soluções que coletam dados sobre a obra e transformam em gráficos de fácil visualização contribuindo para o andamento da obra com maior agilidade também é uma aplicação da IA.

Esses são apenas alguns exemplos da aplicabilidade da IA na Engenharia Civil. Mas, apesar dos avanços, ainda existem muitos desafios a serem vencidos. Capacitação de profissionais, privacidade e segurança de dados, necessidade de dados de alta qualidade e o preconceito são alguns deles. É preciso vencer esses desafios para que possamos aproveitar ao máximo esse recurso que tem tanto para oferecer.

*Geciane Gonçalves é mestre em Construção Civil e professora do curso de Engenharia Civil da Faculdades Kennedy e Promove.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por