Giovani Laquini*
Em função de uma proximidade mais explícita, mais visível, a Engenharia Civil muitas vezes é associada com a atuação na construção de casas, prédios e equipamentos públicos, a chamada “Construção Civil”. Mas essa área da engenharia — chamada de “civil” como contraponto à engenharia militar, nos primórdios dos tempos — tem um campo de atuação vasto, que impacta nossas vidas direta e indiretamente, mesmo que muitas vezes não nos damos conta. A seguir comentaremos um pouco sobre esses diversos campos, menos explícitos, mas tão impactantes quanto a construção civil.
Dentro dessa engenharia temos uma área que podemos denominar “Engenharia de Tráfego”. Essa área cuida da seleção e planejamento dos diversos tipos e modalidades de transporte, desde as dimensões e diretrizes de velocidades em vias, passando pelo planejamento das diversas tipologias de transporte público, até a programação de tempos de semáforos em cruzamentos. Todas essas análises e decisões são atribuições do Engenheiro Civil voltado para a Engenharia de Tráfego e têm um grande potencial para contribuir com a nossa qualidade de vida no dia a dia.
Dentro da Engenharia Civil temos também uma área denominada Engenharia de Avaliação e Perícia. Essa área é direcionada para fornecer apoio técnico especializado em disputas judiciais e extrajudiciais de diversas naturezas ligadas à engenharia, fornecer análise e diagnóstico de patologias construtivas manifestadas por trincas, fissuras, infiltrações, ou mesmo outros tipos de manifestações patológicas, dentro do âmbito pericial. No âmbito da de avaliação, essa área tem como objetivo aplicar conhecimentos aprofundados de probabilidade e estatística para calcular de forma objetiva o valor mais provável de mercado para terrenos e construções urbanas, contribuindo para a solução de disputas judiciais, distribuição de herança entre herdeiros, negociação de financiamentos imobiliários e até mesmo indenização em casos de desastres ambientais.
Por último, mas não menos importante, temos ainda dentro da Engenharia Civil a área denominada Engenharia Geotécnica. Essa área faz a ligação entre engenharia, as ciências de estudos dos solos e as ciências de estudos das rochas. A partir dessa integração de áreas busca-se soluções técnicas e economicamente viáveis para a área de mineração, para a área de represamento de água para consumo humano e geração de energia, para a área de escavação de túneis e subsolos e ainda para a análise de estabilização de encostas — área crítica do nosso dia a dia, especialmente em épocas de chuva.
Como pudemos ver, a engenharia civil tem áreas de atuação que impactam direta ou indiretamente muitos aspectos de nossas vidas, que vão muito além da atuação em construção civil. Todas as áreas mencionadas têm apresentado demandas crescentes de mercado nos últimos anos, constituindo desafios técnicos que necessitam de profissionais cada vez mais dedicados e bem formados, a fim de que não se tornem gargalos para o crescimento da indústria nacional.
* Consultor nos setores de Avaliação, Perícia e Mineração, professor no curso de Engenharia Civil da Faculdade Kennedy, é Mestre em Investigação de Patologias Recorrentes e pós-graduando em Engenharia Geotécnica.