Gestor de Futebol pela CBF Academy e pela Universidade do Futebol, pós-graduado em Direito Desportivo e Negócios no Esporte.

Modelo de Jogo: um ato inacabável de avanços e retrocessos

Publicado em 16/05/2023 às 06:00.

O torcedor percebe, vezes sem conta, as oscilações táticas das equipes de futebol de um jogo para o outro. Em uma partida, exibem uma defesa impecável. Na seguinte, por um capricho do destino, desmoronam. Ou, para ser mais específico, aplicam uma marcação pressão excelente, mas na próxima são facilmente superados pelo adversário no primeiro terço de campo. Mas por que isto acontece?

Para compreender, é preciso revisitar a noção de Modelo de Jogo, termo já familiar a todos, proferido por treinadores e comentaristas televisivos. Resumidamente, o Modelo de Jogo é a diretriz que uma equipe segue em termos táticos nos cinco momentos de jogo: organização ofensiva, organização defensiva, transição ofensiva, transição defensiva e bola parada. O Modelo de Jogo consiste em princípios de jogo hierarquizados, trabalhados pelo treinador ao longo da semana.

Aqui está o ponto crucial! O Modelo de Jogo surge de várias influências, incluindo a Ideia de Jogo do treinador, em um plano abstrato, que se conecta às características dos jogadores, à cultura do clube, aos objetivos da temporada e outros fatores. Por se tratar de inúmeras conexões que moldam a maneira de jogar da equipe, podemos afirmar, com base na Teoria de Sistemas, que estamos diante de um Sistema Aberto, ou seja, permeável à troca constante de energia.

Essa troca de energia, por sua vez, implica que o Modelo de Jogo de uma equipe nunca seja plenamente alcançado. Sua progressão não é linear, mas sim espiralada. A cada jogo, há avanços e retrocessos contínuos. Podemos comparar, de forma simplista, ao cadarço de um tênis que gradualmente afrouxa e precisa ser apertado novamente. Ou até mesmo a uma torneira que ora liberamos água quente, ora fria, sempre em busca da temperatura ideal.

Aqui reside o grande desafio do treinador no futebol moderno. Com pouco tempo para treinar entre os jogos, ele precisa reajustar constantemente a equipe. Eis a importância do trabalho de longo prazo. Quanto mais ele conhecer os jogadores e a estrutura circundante, maior será sua capacidade de fazer ajustes rápidos. Quanto mais tempo disponível, mais sólidas serão as relações e as conexões dos elementos que compõem esse Modelo de Jogo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por