CHEFE PSICOPATA ASSUME EMPRESA NA SÉRIE COM MAIS MISTÉRIO E SUSPENSE POR MINUTO

Maruo Condé
Publicado em 18/03/2023 às 06:10.

“Os melhores talentos não deixam uma empresa por causa da empresa ... eles a deixam por causa de seus chefes” (Pesquisa do Instituto Gallup)
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes séries disponíveis no streaming da Amazon Prime.
Uma delas me levou para a sede da CompWare, empresa fictícia de jogos para celulares, situada em Los Angeles, Estados Unidos, onde fui recebido por Regus Patoff, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
-Nunca assuma uma posição de chefia sem antes tomar um banho de loja em gestão e motivação de pessoas, caso contrário você correrá o risco de enterrar sua carreira antes dela começar.

Regus Patoff é o personagem interpretado pelo excelente ator Cristoph Waltz na Série “O Consultor”.
Hitchcock dizia que mistério é quando o personagem sabe alguma coisa e o público não sabe desta coisa, e suspense é quando o público sabe alguma coisa que o personagem não sabe. “O Consultor” nada de braçada por estas duas raias. Patoff assume o comando da empresa, horas depois do misterioso falecimento do seu CEO e fundador. Sempre vestindo um terno impecável, segurando uma pasta executiva e trabalhando ininterruptamente, o Consultor se apresenta para todos os funcionários como o salvador que irá consertar a empresa.

Impiedoso e exigente, demite uma cadeirante por ela chegar atrasada trinta segundos depois do horário e humilha publicamente um supervisor por causa do cheiro da sua roupa. Tem o péssimo hábito de criticar seus funcionários por suas personalidades ao invés de dar feedbacks claros e construtivos sobre seus comportamentos em prol de um bom trabalho.

Ele demonstra ser aquele tipo de chefe que não quer o sucesso dos seus funcionários e que adora submetê-los à extrema pressão psicológica pelas mínimas coisas. Suas estranhas atitudes intrigam os assessores mais próximos, que passam a investigá-lo por conta própria, depois de não descobrirem nenhum registro sobre ele na internet e nas redes sociais.
“O Consultor” usa e abusa do suspense e do mistério para mostrar o dilema de pessoas analógicas que tentam sobreviver num mundo cada vez mais digital em meio a novas gerações de funcionários que se recusam a seguir a mentalidade da cultura de que o trabalho deve ser a sua vida e definir o seu valor.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por