Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

20 previsões para o varejo em 2025

Publicado em 15/02/2025 às 06:00.

A National Retail Federation - NRF, a principal associação de varejo do mundo, divulgou a lista com as 20 tendências que moldarão o varejo em 2025:

1. Agentes de I.A.: 68% dos consumidores preferem comprar online e as recomendações personalizadas poderão fazer a diferença na tomada de decisões. 

2. I. A. generativa será utilizada nas experiências de compras hiperpersonalizadas.

3. O liveshopping vem ganhando força, mas vai explodir em 2025, especialmente porque conectar consumidores em duas vertentes: experiências e entretenimento.

4. Grandes varejistas devem se tornar marketplaces e isso vai mudar a dinâmica do jogo do mercado de compras online.

5. A tecnologia “Just Walk Out” deverá estar incorporada com mais velocidade nas lojas, isso significa que vamos ver lojas sem caixas, robôs fazendo inventários e drones se proliferando.

6. A experiência do funcionário também será priorizada na estratégia das empresas, uma vez que o elemento humana agrega muito valor nas lojas físicas.

7. O renascimento das lojas físicas em 2025. As lojas são espaços que aumentam a retenção dos clientes e criam confiança e lealdade a marca, promovem interações autênticas e conexões pessoais, possibilitando a criação de comunidades em prol da marca.

8. O retail media, que é a mídia de varejo, deve ser uma área explorada por vários varejistas para ampliar suas oportunidades em 2025.

9. A Geração Z e os Millennials continuarão a exercer importante influência no seu poder de consumo, com isso será preciso mais engajamento digital para buscar esse público.

10. A Geração Alfa continuará a desafiar os profissionais de marketing.

11. Varejistas e marcas precisarão aprimorar suas estratégias de marketing, uma vez que cada geração exigirá uma abordagem diferenciada que reconheça preferência e valores.

12. O trabalho dos profissionais de marketing ficará mais difícil, em especial devido a agravada preocupação com a privacidade dos dados.

13. Experiência de compra integrada, independente do canal escolhido pelo cliente.

14. O social commerce prosperará em 2025, uma vez que as plataformas se integram cada vez mais e proporcionam evolução nos destinos dinâmicos de compras.

15. Pagamentos sem contato, que podem ser móveis ou por aproximação, tem previsão de crescer 12,4% ao ano, no período de 2025 a 2034, de acordo com a IntelliPay. 

16. Outros itens vão compor as análises de desempenho financeiro dos varejistas, que são denominados “quinta parede”, entre eles: experiência do cliente, lealdade a marca, engajamento nas redes sociais, práticas de sustentabilidade, entre outros.

17. Os varejistas continuarão sua luta contra os elevados níveis de roubo e crimes organizados no varejo.

18. Três palavras para descrever a cadeia de suprimentos: adaptáveis, resilientes e eficientes.

19. A circularidade é o futuro do varejo, e as empresas farão avanços notáveis em direção a esse objetivo em 2025.

20. O cenário da cibersegurança ganha muito destaque para o ano de 2025.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por