Ryan McCarthy, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios Globais da Circana, enfatizou proferiu palestra no Latam Retail Show 2024, considerado um dos principais eventos de varejo do Brasil. Em sua apresentação mostrou que a evolução da tecnologia, nos últimos 25 anos, trouxe um novo alicerce para o varejo moderno: os dados. McCarthy destacou que os dados precisam ser tratados de maneira mais rápida e eficiente pelas empresas e que os próximos anos serão recheados de desafios e oportunidades.
McCarthy enumerou 5 previsões baseadas em pesquisas realizadas pelos principais institutos de mercado e apresentou como o varejo será impactado em 2025:
1. As vendas globais do varejo deverão aumentar entre 3% e 4% nos próximos anos. E a pergunta que muitos varejistas e fabricantes fazem é “como garantir que o mercado vai acompanhar essa expansão”? Isso forçará as empresas a serem mais estratégicas em seus investimentos e produção para manter o ritmo de crescimento.
2. O e-commerce continuará sua trajetória de crescimento, devendo atingir a marca de US$ 7 trilhões no ano de 2025. Com a conveniência sendo uma opção cada vez mais fácil e direta para a compra dos clientes, os varejistas terão que estar atentos para as expectativas e desejos de compras dos consumidores, garantindo uma operação cada vez mais integrada entre os ambientes online e físico, termo conhecido como phygital.
3. As dificuldades e complexidades da cadeia de suprimentos continuarão a ser um desafio para o varejo global, com muitos fatores fora do controle das empresas, como crises globais e disrupções logísticas. A falta de estoque poderá afetar a percepção dos consumidores e ajudar, em muitos casos, as marcas mais confiáveis a manter a preferência de compra e a fidelidade do cliente.
4. Uma das principais tendências do setor varejista é a monetização de dados. O especialista acredita que tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, o desbloqueio de dados proporcionará novas oportunidades de negócios, ampliando a ação direta das empresas junto aos consumidores.
5. Os dados dos consumidores, das cadeias de suprimento e das mídias precisam estar conectados, criando assim um ecossistema fluido que permita decisões mais assertivas. Ao integrar essas informações, varejistas poderão ajustar seus estoques, criar campanhas de mídia e estratégias de marketing de forma mais precisa, influenciando diretamente a decisão de compra dos consumidores. #vendas #futurodovarejo