Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

A Bíblia do Varejo

Publicado em 25/09/2020 às 18:14.Atualizado em 27/10/2021 às 04:38.


O varejo vem passando por uma verdadeira revolução. Com a popularização da internet desde o início dos anos 2000, lojistas de diversos segmentos têm experimentado um duplo desafio: a sobrevivência e a prosperidade.

Com a maioria crescente dos consumidores cada vez mais plugados em seus smartphones, acessando redes sociais e comprando por meio de aplicativos e sites de e-commerce em qualquer parte do planeta, a missão de manter de pé uma operação de varejo tradicional, com loja física, tornou-se uma prova de fogo.

É nesse cenário que Constant Berkhout, especialista em Marketing pela University of Groningen e fundador da Rijnbrug Advies - Holanda, nos apresenta “A Bíblia do Varejo”. O consultor com mais de 20 anos de experiência no mercado internacional nos brinda com sua visão estratégica, seu conhecimento e sua experiência em varejo, trazendo práticas de marketing e vendas que contribuirão para a prosperidade do negócio, e não apenas para a sobrevivência.

Berkhout concentra a abordagem desse novo varejo na figura do shopper, aquele cliente que de fato efetua a compra no ponto de venda. Com base em inúmeras pesquisas científicas sobre comportamento do consumidor e estudos de casos reais, ele nos conduz pelos intrincados mecanismos que operam na mente dos consumidores e apresenta táticas que varejistas de todos os segmentos podem implementar para fisg’-los, evitando que deixem seus estabelecimentos de mãos abanando.

Ao longo do livro, o autor apresenta e analisa o impacto de diversas estratégias de varejo, como: o uso de aromas e musica ambiente, a adoção de política de precificação, a escolha do mix de produtos mais adequado, a implementação de cartões fidelidade, a prática de operações híbridas on-line e off-line, o uso de nudges, a aplicação do big-data ao varejo, o lançamento de marcas próprias, o uso de self-checkouts, a gestão por categorias e as práticas de trade marketing e de shopper marketing. Berkhout conseguiu reunir, em uma única obra, várias frentes de ação para que empresas varejistas de todos os portes e segmentos sejam capazes de colocar seus ensinamentos em prática.

A Bíblia do Varejo é um excelente manual para profissionais de marketing de varejo. O livro apresenta 396 páginas e foi lançado pela Editora Autêntica Business no Brasil. Com a leitura da obra, você ficará por dentro do que há de mais atual sobre o tema e terá muito mais condições de prosperar em meio à revolução do varejo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por