Reid Hoffman, empresário estadunidense e co-fundador e presidente executivo do LinkedIn, é também o autor da seguinte frase: “Todos nós somos empreendedores. A vontade de criar coisas está no nosso DNA”. E essa citação tem relação direta com a trajetória da Anninha Rios, a youtuber que se tornou empreendedora.
Anna Clara de Souza Rios nasceu em Belo Horizonte, em 1999. Empreender está no sangue da família de Anna Clara e desde pequena a jovem quis ser dona de si e ser dona do seu próprio dinheiro. Anninha também sempre foi muito “Caxias” na escola e passou com 17 anos no vestibular de Engenharia da UFMG. Em 2020, ela já se conectava muito com o mundo digital, inclusive era bem conhecida por vários youtubers de sucesso. Na pandemia, o mundo parou e o digital passou a ser o protagonista das relações humanas.
Nesse momento, Anninha enxergou a possibilidade de mergulhar no digital e monetizar seus vídeos através do seu canal no Youtube. Foi aí que Anninha se tornou uma das principais criadoras de conteúdo infantojuvenil do Brasil, se tornando referência na integração entre o digital e o físico (phygital). Anninha conquistou milhões de fãs ao longo da sua trajetória no YouTube, onde, em apenas cinco anos, consolidou-se como um dos destaques da plataforma. Atualmente possui 19 milhões de inscritos em seu canal e quase quatro bilhões de visualizações no YouTube, figurando como personalidade Top Creator nos anos de 2022 e 2023.
Com um olhar estratégico para negócios e inovação, Anninha tem expandido sua influência para além das telas. Em 2023, Anninha se aventurou no ramo da confeitaria fitness, mas acabou desistindo por ter perdido o foco no trabalho como YouTuber. Em 2024, lançou dois empreendimentos pioneiros no Brasil: o primeiro foi O Bloco da Anninha, um evento voltado para crianças e famílias, que reuniu 20 mil pessoas em sua estreia no carnaval de Belo Horizonte/MG; o segundo, O Studios Anninha (Instagram: @studioanninhacontagem), sua primeira loja física, localizada no Só Marcas Outlet, em Contagem/MG, que reforça sua presença no varejo com uma linha exclusiva de produtos próprios e licenciados, incluindo tênis de passeio e patins, camisetas, almofadas e mochilas. A novidade para 2025 é que o Bloco da Anninha estará presente no pré-carnaval, no dia 22 de fevereiro, no rooftop do Shopping do Avião em Contagem, em parceria com o Bloco Biscoiteiros, comemorando os 100 anos da Vilma Alimentos. Outra novidade é que o Bloco da Anninha estará desfilando no domingo de carnaval na região da Pampulha em Belo Horizonte, com uma previsão de público de 50 mil pessoas.
Com uma comunidade engajada e uma visão inovadora de negócios, Anninha Rios continua transformando sua influência digital em impacto real, conectando marcas, público e experiências autênticas.
Anninha Rios deixa mensagem para os empreendedores do Brasil: “Empreender é desafiador, mas também transformador” e complementa: “Se você tem um sonho acredite nele e não desista”. @annaclararios