Francina Rita de Cássia de Lima nasceu em Itarana/Es e ainda criança se mudou com a família para São Pedro do Suaçuí, município com pouco mais de 5 mil habitantes localizado no Vale do Rio Doce. Francina começou a trabalhar aos 17 anos de idade e já foi doméstica, babá, empacotadora numa gráfica e atendente de lanchonete.
Em 2014, iniciou o curso técnico em Química na Politec em Belo Horizonte. Para pagar o curso e o aluguel, conseguiu emprego como babá na capital. Porém, para complementar seus gastos com alimentação, transporte e artigos de higiene pessoal, precisava conseguir outra fonte de renda. Foi aí que Francina teve a ideia de fazer doces para vender. A primeira receita de brigadeiro foi reprovada por uma amiga que fez a degustação. Ela então fez outra receita, dessa vez de bombom de côco, e seu experimento passou no teste. Francine então decidiu fazer os bombons para vender na Politec. Como era inibida e tinha vergonha de oferecer o produto para as pessoas, ela vendia somente para os colegas da turma e para quem perguntasse se estava vendendo os bombons.
Com o tempo, os bombons foram tendo saída imediata e uma colega da turma apelidou o produto de “Bombons de Amor”. O cardápio também foi aumentado, sendo incorporado os sabores maracujá, limão e castanha, além do brigadeiro tradicional. Francina se formou no curso técnico e perdeu a velocidade das vendas, haja visto que não tinha mais a sua principal clientela.
Um ano depois, Francina se mudou de Venda Nova para Contagem e começou a trabalhar em uma loja do shopping, onde passou a fazer e vender os bombons somente no seu dia de folga. Em 2018, com muita luta e determinação, conseguiu juntar um dinheirinho para comprar um forno, onde passou a fazer bolo de pote. Em seguida, incorporou ao cardápio os bolos de aniversários, mas apenas para os amigos mais próximos. Em 2019, a loja do shopping fechou e Francina voltou a ser babá. Tentou se fixar no emprego em três residências, mas não obteve êxito. Na última semana de trabalho como babá, ela chegou na sua casa e percebeu que vários pertences haviam sido roubados, entre eles: computador, batedeira e o dinheiro das vendas da rua. Foi aí que Francina decidiu voltar para a casa da mãe e reiniciar sua vida no interior, uma vez que entendeu que estava remando contra a maré. E foi a melhor escolha!
Em dezembro de 2019, recomeçou a reproduzir as receitas de bombom e bolo de pote e vender nas ruas de São Pedro do Suaçuí, momento que passou a não ter mais inibição para abordar as pessoas. Atualmente, o negócio possui um cardápio composto por bombons com 5 sabores (côco, limão, maracujá, café e brigadeiro tradicional); bolo de pote com 8 sabores (brigadeiro, côco, brigadeiro com côco, brigadeiro com limão, brigadeiro com maracujá, brigadeiro com morango e brigadeiro com ninho); docinhos de festa (brigadeiro tradicional, brigadeiro de ninho, cajuzinho, casadinho e olho de sogra); pão de mel e bolos de festa. Deu água na boca? Então acesse o Instagram @bombons_amor_ e conheça todas as delícias fabricadas pela Francina.
Francina Lima deixa uma mensagem para os empreendedores do Brasil: “Comece a sua ideia mesmo sem ter as melhores condições, você que faz tudo acontecer” e complementa: “Não desista e siga sempre o seu coração”. #empreendedorismo #BombonsdeAmor