Wernher von Braun, engenheiro alemão especialista em foguetes, é o autor da seguinte frase: “O homem pertence ao lugar para o qual deseja ir” e esse pensamento tem relação direta com a trajetória de vida do empreendedor nômade Caio Giachetti, que trabalha, vive e sobrevive pelo mundo, transformando oportunidades em negócios.
Caio Giachetti nasceu em Araras/SP e não possui residência permanente ou endereço fixo. Em 2005 começou a estudar Educação Física na Fundação Hermínio Ometto enquanto seu irmão trabalhava num navio da Pullmantur Cruises. Em 2006, Caio largou a faculdade para se dedicar durante dois anos exclusivamente ao estudo do idioma inglês, pré-requisito fundamental para reunir condições de disputar uma vaga de emprego na companhia marítima. Em 2009, após passar pelo processo seletivo composto por 13 etapas, finalmente Caio conseguiu uma vaga na função de bartender para a temporada brasileira de verão 2009-2010. Embarcou em Recife e depois de percorrer o litoral brasileiro continuou com a tripulação na travessia do Oceano Atlântico atuando na temporada europeia circulando por sete países.
Caio se encantou (e se encontrou) após essa fantástica experiência internacional e resolveu se tornar um empreendedor nômade, trabalhando, vivendo e sobrevivendo transformando oportunidades em negócios. Caio já vendeu açaí na Las Ramblas em Barcelona; já vendeu guarda-chuva na frente das estações Piccadilly, Camden Town e Euston em Londres; já vendeu água na Plaza de Toros de Sevilha na Espanha; já vendeu brigadeiros em Parma, Bolonha e Trieste na Itália e já fez shows de mágicas para ganhar uma grana nas ruas de mais de 20 países da Europa, incluindo Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, Bélgica, Holanda, Suíça, Áustria, República Tcheca, Eslovênia, Estônia e Polônia.
Mas a grande sacada de Caio Giachetti aconteceu em março de 2019, quando estava andando pelas ruas da cidade do Porto em Portugal e resolveu entrar numa loja de ferramentas antigas onde teve a inspiração de comprar uma caixa de ferramentas por apenas 19 euros. E essa atitude empreendedora mudou completamente os rumos do negócio do Caio, especialmente em relação ao propósito. A partir daquele dia, Caio começou a entrar nas lojas e passou a oferecer brigadeiro com uma abordagem simples e criativa como alguém que estava ali para “consertar o dia da pessoa”. Caio então faz o anúncio que vende uma bolinha de chocolate composta por 20 gramas de felicidade e apresenta a frase impactante: “Quantos gramas de felicidade você precisa no seu dia hoje?”.
Em 2020, Caio e a esposa Carol Dias, a responsável por fazer os deliciosos brigadeiros da felicidade, vão passar 10 meses na África desenvolvendo um projeto de empreendedorismo nômade voluntário em comunidades de 17 países.
Caio Giachetti deixa uma mensagem para quem deseja empreender: “Não busque aprovação dos amigos e dos parentes para as suas ideias, busque informação com quem é especialista no assunto que você tem interesse” e complementa “aprofunde seus conhecimentos, invista em suas ideias e vá na direção da conquista dos seus sonhos”. @instacaionomundo #caionomundo