Steve Jobs, empresário estadunidense e co-fundador da Apple, é o autor da seguinte frase: “Tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. O resto é secundário”. E essa citação tem relação direta com a trajetória do casal José Herreros e Rubia Silva, os empreendedores da Chavela.
Rubia Alberto Silvano da Silva é nascida e criada em Belo Horizonte. Em 2009, se formou em Design de Ambientes pela Uemg. Fez estágio em dois escritórios de design e trabalhou em empresas especializadas no setor de marmoraria e eventos, sendo que na área de eventos atuou com cenografia e na produção de camarim e camarotes.
José Herreros nasceu em Campana, cidade localizada na província de Buenos Aires, na Argentina. Desde pequeno, José ajudava a mãe a cozinhar nos almoços familiares do fim de semana, onde era tradição a confecção de massas caseiras com recheios saborosos.
Em 2005, José Herreros desembarcou no Brasil e conseguiu um emprego como cozinheiro em Búzios/RJ. Em 2007, se mudou para a Espanha, morando inicialmente em Barcelona e depois em Málaga. Em seguida, foi morar em Marselha, cidade portuária no sul da França, onde trabalhou durante três anos em um restaurante italiano. Nesse lugar, José aprendeu muitas técnicas e receitas, considerando sua verdadeira escola prática da vida. No final de 2013, um amigo argentino abriu um hostel em Belo Horizonte e o convidou para trabalhar no empreendimento. Foi aí que ele veio para ficar de vez em BH.
Em setembro de 2017, José Herreros conheceu Rubia Silva no Maletta, tradicional point noturno da capital mineira, e a partir daquele momento vivenciaram juntos uma nova história. Assim começou a mistura de Minas com a Argentina. No ano seguinte, o casal começou a vender massa seca no bairro, mas a ideia do negócio não deu certo porque iniciaram sem fazer um plano de negócios e sem a mínima organização necessária.
Em 2019, José Herreros conseguiu um emprego para comandar a cozinha de um restaurante argentino em Belo Horizonte, onde enxergou a oportunidade de vender alfajor no estabelecimento. Então começou a produzir a iguaria argentina em casa para ser comercializada no restaurante e Rubia entrou na jogada assumindo a produção dos recheios.
Com o sucesso de vendas no restaurante, o casal decidiu aumentar a produção e comercializar a iguaria em estabelecimentos comerciais de amigos e em eventos, como aniversários e casamentos. Foi assim que nasceu a marca Chavela Alfajor Artesanal.
O casal resolvou expandir o negócio e partir pra cima, mas dessa vez tomando as devidas precauções para a sustentabilidade financeira da empresa. O primeiro passo foi procurar o Sebrae Minas para, em seguida, entrar no Prepara Gastronomia. “Essa foi a grande virada de chave do negócio”, afirma Rubia Silva.
Com essa capacitação, o casal também passou a produzir empanadas e molhos, inclusive mudando a marca para Chavela Produtos Artesanais. A Chavela possui quatro sabores de alfajor, oito sabores de empanadas e o molho chimichurri. Quer saber mais informações? É só acessar o Instagram @produtoschavela.
José Herreros e Rubia Silva deixam uma mensagem para os empreendedores: “Se você não fizer hoje, amanhã estará com a mesma insatisfação de quem não coloca em prática”, e complementam: “o segredo é arregaçar as mangas e fazer acontecer”. #chavela