Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Cinco tendências do varejo para 2023

Publicado em 21/01/2023 às 06:00.

A 113ª edição da NRF - Retail’s Big Show, o “Grande Show do Varejo”, o maior evento de varejo do mundo, foi realizada com muito sucesso em Nova York. O evento retornou com força e pujança em 2023, tendo apresentado resultados expressivos: contou com a participação de aproximadamente 36 mil pessoas de mais de 90 nacionalidades, 950 expositores e 350 palestrantes.

Pelo sexto ano consecutivo realizei a cobertura jornalística da NRF e inspirado nos insights dos líderes e CEOs de varejo de marcas emblemáticas que estiveram no palco da NRF 2023, vou apresentar as cinco tendências do varejo para 2023:

1 - O NOVO MOMENTO - Tivemos o momento antes da pandemia, o momento durante a pandemia e agora estamos na terceira fase: o depois da pandemia. É momento de (RE)despertar para esse cenário porque a pandemia mudou as empresas e os consumidores, logo, mudou o varejo. Andrea Bell, VP da WGSN, uma empresa de consultoria sobre comportamento do consumidor, cunhou o termo A Era da Policrise para explicar que são múltiplas crises geradas pelas incertezas e sensação do caos. É a convergência de vários fatores, tais como inflação, juros altos, situações climáticas extremas, insegurança econômica, transição energética e desglobalização

2 - O FIM DA ABUNDÂNCIA - Kate Ancketil, CEO da GDR Creative Intelligence, criou o neologismo Permacrise, que significa crise permanente. É o fim da abundância! Temos que fazer mais com menos. O nosso desafio é conseguir aumentar a eficiência e a produtividade do negócio integrando a tecnologia com as pessoas

3 - DE VOLTA PARA AS LOJAS - (RE)modelação das lojas físicas para o formato de hub em quatro pilares:
- Hub dos consumidores: portifólio de produtos e serviços, loja como ponto de experiência, loja instagramável, jornadas personalizadas, playground social, engajamento e programas de fidelização de clientes
- Hub de serviços: instalação, manutenção, reparos, design, projetos, treinamento, capacitação e eventos
- Hub logístico: como suporte as retiradas de produtos que utilizam a estratégia BOPIS
- Hub omnichannel: virtual, live streaming e metaverso.

4 - MODELO DE NEGÓCIOS - Precisa estar voltado para a lógica da efetividade e dos resultados, com gestão responsável dos recursos, proteção das finanças e estratégias digitais formatadas para o mercado consumidor, especialmente a geração Z. Vale ressaltar que a pandemia foi responsável por um reset dos compradores, ou seja, a capacidade de compra diminui e isso significa novos tempos do varejo. A maior prova disso é o crescimento exponencial das lojas de “resale”, não somente de roupas, mas também de produtos eletrônicos e móveis, reforçando a questão da economia circular

5 - “BACK TO BASIC” - De volta à simplicidade, fazendo o básico bem feito. A melhor receita para isso é utilizar-se da tríade: conquistar, vender e fidelizar os clientes. O foco no atendimento dentro da loja física é um trunfo que está diretamente relacionado à performance de vendas, assim como as estratégias de fidelização de clientes.

Se você quiser saber o que rolou na NRF 2023, confira a minha cobertura nos stories do Instagram @palestrantecristianolopes. 

#NRF2023 #BigRetailShow #NovaYork

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