Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

De bancário aposentado a um negócio que é massa

21/09/2018 às 21:58.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:35


Richard Branson, empresário britânico e fundador do grupo Virgin, é o autor da seguinte frase: “Nos negócios, as oportunidades são como ônibus, há sempre um outro vindo”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória do bancário Pytha, que depois de se aposentar foi estimulado pelos colegas da CEF a abrir um negócio que é massa: a Massa do Pytha.

Pythágoras Izidoro Teixeira da Silva, conhecido popularmente como Pytha, nasceu em Arapongas e rodou por várias cidades do interior do Paraná em virtude do seu pai ser bancário. Seguindo a tradição familiar, conseguiu aos 18 anos o seu primeiro emprego como escriturário do Banco Itaú. Em seguida, se tornou o gerente da fábrica de roupas que a família havia montado. Em 1990, Pytha estava morando em Londrina e resolveu fazer o concurso para a Caixa Econômica Federal e assumiu o cargo de escriturário no dia 14 de março.

Em 1996, sua família se mudou para Búzios e ele conseguiu transferência para a agência da CEF de Cabo Frio. De escriturário passou a ser técnico de habitação, supervisor de habitação e gerente de conta de pessoa física. Como gerente, Pytha tinha o desafio de bater metas mensais junto com a equipe. Para estimular os funcionários a aumentar as vendas, teve a ideia de criar uma premiação semestral para os 10 melhores vendedores da agência promovendo um jantar na sua casa, onde ele era o cozinheiro, o anfitrião e o patrocinador do evento. E isso fez com que os resultados fossem extraordinários.

Com o passar dos eventos, Pytha percebeu que a massa era o prato preferido dos convidados. Desta forma, aprendeu a fazer a massa tradicional com um casal de amigos que são netos de italianos e foi aprimorando a receita e criando o seu próprio método de produção.

Eis que chegou o dia da aposentadoria: 31/03/2017. A primeira pergunta dos amigos da agência da CEF foi a seguinte: “como ficarão nossos jantares sem a massa do Pytha? Pode se preparar para começar a produzir as massas que nós seremos os primeiros clientes e divulgadores da sua nova profissão”. E foi assim que surgiu a Massa do Pytha, um negócio que começou na cozinha da casa como hobby e virou negócio.

O diferencial está na produção artesanal sem conservantes ou químicos e na entrega personalizada realizada pelo próprio Pytha. O cardápio é composto por 3 tipos de massas: talharim (tradicional, espinafre, beterraba, funghi secchi e integral), caneloni (queijo e presunto, damasco com ricota, ervas com ricota e espinafre com ricota) e ravioli (damasco com ricota, espinafre com ricota e ervas com ricota).

Participando de eventos culturais e gastronômicos surgiu a degustação para apresentação dos produtos e, nesse momento, a oportunidade para criar a saborização de azeites. Aproveitando a sacada de um amigo mineiro que estava de férias na cidade, Pytha batizou o rótulo com o nome “Cabo Frio”. Resultado: sucesso absoluto nas vendas.

Os interessados em conhecer a Massa do Pytha poderão acessar o Instagram [@massadopythacf] ou o whatsapp (22) 99215-7075, com delivery para Cabo Frio.
Pytha deixa uma mensagem para quem deseja empreender: “Acreditar é o primeiro passo para o sucesso” e complementa “aprenda a ouvir para inovar sempre”. #Pytha #MassadoPytha #CaboFrio

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por