Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

De officeboy a doutor e empreendedor

Publicado em 09/10/2023 às 06:00.

Ramon Alves de Oliveira nasceu em Aimorés/MG e com três anos de idade mudou-se com a família para Belo Horizonte. Conseguiu seu primeiro emprego como office-boy no DER/MG, através da Assprom. Formou-se  Técnico em Processamento de Dados no Colégio Brasileiro e foi trabalhar no setor de mídia da JMM Publicidade, onde aprendeu a manusear softwares de gestão de agência de propaganda. Em seguida, se tornou coordenador de CPD da RC Propaganda. Posteriormente, passou a vender consultorias nas áreas de TI para as agências de publicidade, tais como SMP&B, Sofia Propaganda e Alcântara Associados.

Em 1992 resolveu cursar uma faculdade. A escolha foi a UNA, especializada em ciências gerenciais. Ramon optou por cursar economia, por ser o menos concorrido. Mesmo assim, só passou na terceira chamada.

Começou o curso e no primeiro mês não entendeu nada, no segundo mês nada entendeu e no terceiro mês conseguiu tirar nota dois como melhor nota nas provas. Ramon então desistiu da faculdade. Dessa forma, voltou para as consultorias até o ano de 1996, quando resolveu retornar à UNA e fazer outro vestibular para o curso menos concorrido, que era economia.

Foi aprovado dessa vez em segunda chamada, mas entendeu que precisava estudar duas horas por semana em casa para melhorar o desempenho. Com toda a dificuldade acadêmica e financeira se formou em 2001, mesmo ano que ingressou como funcionário do setor de financiamento estudantil da UNA. 

Além de desempenhar essa função, Ramon percebeu que havia uma oportunidade de captação de alunos desistentes dos cursos e elaborou uma proposta para ser apresentada ao seu diretor. Em menos de três meses, mais de 500 alunos em situação de abandono retornaram e Ramon foi promovido a Sub-Secretário de Admissão.

Em 2004 recebeu uma proposta para ser coordenador do curso de turismo em Januária, no Norte de Minas. Nesse mesmo período ingressou no Mestrado em Turismo e Meio Ambiente na UNA. Na paralela, foi convidado para assumir o cargo de Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Januária.

No final de 2008 se mudou para Montes Claros e se tornou professor na Faculdade Pitágoras, hoje Centro Universitário UNIFIPMOC. Dois anos depois, criou o curso de Administração e também foi coordenador de vários cursos de pós-graduação.

 Nos relacionamentos acadêmicos conheceu o professor e empresário Abílio Carnielli, proprietário da Mentoring Educação Empresarial. Em 2015, foi convidado para fazer trabalhos pela empresa e no ano seguinte foi incorporado à sociedade junto com a professora Maricy Kariny.

A Mentorhing Soluções passou por modificações na marca e na formatação dos produtos, passando a ter foco em desenvolvimento e capacitação de pessoas, através de palestras, cursos, consultorias e mentorias. A Mentorhing tem como clientes empresas como Novonordisk, MSD, Nestlé, Alpargatas, Cedro, Drogaria Minas Brasil, Honda Veículos, Superkilo, Watt Tecnologia. Quer saber mais sobre esse negócio? Acesse o site www.mentorhing.com.br ou o Instagram.

Ramon Alves, que também é Doutor em Administração e professor da Unimontes, deixa uma mensagem para os empreendedores do Brasil: “Pense o seu negócio estrategicamente” e complementa: “Dedique, capacite e acredite no seu negócio”. #empreendedorismo #negócios

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por