Dave Thomas, fundador da rede de fast-food Wendy’s, é o autor da seguinte frase: “Você precisa de três elementos básicos para abrir um novo negócio: conhecer o seu produto melhor do que ninguém; conhecer os seus clientes; e desejar, com todas as forças, o sucesso”. E esse pensamento tem relação direta com a trajetória de vida da Liliana Leal, a vendedora de salgado que se tornou empreendedora de buffet.
Liliana Leal Batista nasceu em Belo Horizonte e tem origem simples. Aos 14 anos de idade começou a trabalhar fora para ajudar no sustento da família e já atuou como recepcionista, secretária e até mesmo vendedora de produtos de sex-shop.
Liliana tinha o sonho de fazer faculdade, mas não tinha dinheiro suficiente para arcar com os custos da mensalidade. Desta forma, decidiu produzir e vender salgados para os colegas da faculdade no intervalo para conseguir levantar grana e quitar os boletos da universidade. Foi assim que Liliana Leal conseguiu finalizar o curso de Administração na Faculdade Universo.
Com muita persistência, Liliana entrou no segmento bancário. Durante mais de 16 anos atuou como escriturária e analista financeira no Banco Rural, BMG e Banco Bonsucesso, mas as atividades que exercia foram terceirizadas para empresas prestadoras de serviços e ela ficou literalmente “sem chão”.
Durante vários meses buscou recolocação profissional em outros bancos e também em empresas da área financeira, mas não obteve êxito nessa empreitada.
Sem perspectiva profissional de continuidade na carreira bancária, no ano de 2016, Liliana Leal começou a fazer comida e vender para os amigos e vizinhos. Naquela época, o carro-chefe do cardápio era o pão de queijo, mas também fazia menu completo de jantar para pessoas que recebiam festas e eventos em suas casas.
No ano seguinte, Liliana Leal estava navegando pelas redes sociais e viu um anúncio de uma casa de festas que chamou sua atenção no Facebook. Ela então pegou a ideia e teve o pensamento de aprimorá-la para criar o seu negócio, a Liliana Leal Buffet. Liliana começou com o cadastro no MEI. Em seguida, foi a uma loja especializada de equipamentos para comprar fogão industrial, panelas médias e grandes, máquina de pipoca e máquina de algodão doce.
Sem dinheiro em caixa, comprou para pagar em dez parcelas no cartão de crédito. Ela começou o seu negócio do zero, através de uma inspiração, mas com muita determinação.
A Liliana Leal Buffet apresenta em seu portfólio um cardápio variado de salgados, tira-gostos, pratos frios e quentes, saladas e sobremesas, com destaque para o Comida di Buteco e o Cantinho Gourmet para as crianças. O buffet estava crescendo, mas a pandemia chegou e o setor de eventos “zerou”. Com o mercado parado, Liliana passou a fazer marmita fitness e incorporou essa modalidade ao seu negócio.
Quer saber mais informações sobre o buffet e as marmitas fitness? Acesse o Instagram @lilianalealbuffet.
Liliana Leal deixa uma mensagem para quem deseja empreender no Brasil: “Não pode desanimar, tem que ir tentando, fazendo e acontecendo” e complementa: “Nunca desista dos seus sonhos”. #LilianaLealBuffet