Marissa Mayer, executiva estadunidense e co-fundadora do Lumi Labs, é a autora da seguinte frase: “Se você conseguir superar o medo e a perigosa sensação de correr riscos, coisas incríveis acontecerão”. E essa citação tem relação direta com a história de vida da Claudinéia Zarzenon, a empreendedora do Ki-Sabor Restaurante, de São José dos Quatro Marcos (MT).
Claudinéia Zarzenon Ramos é técnica de enfermagem formada pela Faculdade Quatro Marcos (FQM) e conseguiu seu primeiro emprego como enfermeira na Usina Cooperb, mas foi mandada embora seis meses depois de contratada porque a safra foi encerrada.
Em 2010, Claudinéia casou e começou a plantar hortifrutigranjeiros numa pequena chácara da família, localizada na zona rural. A plantação era composta por alface, couve, almeirão, rúcula, abóbora e cheiro verde, e a produção era comercializada nos mercados e na feira de rua.
Quando o negócio estava decolando, chegou uma praga e literalmente “matou” toda a terra, e, por conseguinte, toda a plantação. Claudinéia perdeu tudo e passou inclusive a receber o Bolsa Família, a única renda para sobreviver.
Ela voltou a trabalhar na primeira oportunidade que apareceu, atuando como telefonista no Ki-Sabor Restaurante, que era de propriedade da tia. Em outubro de 2020, a tia Rosalina resolveu vender o restaurante e Claudinéia fez uma proposta financeira para adquirir o estabelecimento. Como não tinha todo o recurso financeiro para efetivar a compra, pegou dinheiro com um agiota da cidade, arregaçou as mangas e foi à luta.
Claudinéia iniciou sua estratégia no relacionamento com os clientes, informando que era a nova proprietária. Além disso, visitou várias empresas e intensificou a propaganda boca a boca. Ela também investiu na decoração, no mobiliário e na climatização do espaço.
Outro ponto trabalhado foi o atendimento ao cliente, nesse caso com a parceria da consultoria do Sebrae/MT. Percebendo que os resultados estavam sendo conquistados, Claudinéia enxergou duas novas oportunidades de alavancar o negócio: a primeira, participar e ganhar a licitação pública de fornecimento de alimentação para a Prefeitura Municipal e, a segunda, atuar como buffet em eventos, casamentos e aniversários.
O caso de sucesso dessa jornada foi atender o evento Mulher Rural, onde serviu almoço para 1.300 pessoas no Parque de Exposições.
Atualmente, o Ki-Sabor Restaurante possui 53 alugares e comercializa, em média, 120 refeições por almoço, além de 200 marmitex por dia. O restaurante já recebeu artistas do porte de Rionegro & Solimões, Brenno Reis & Marco Viola, Eddy Britto & Samuel, Paula Mattos e banda de forró Alto Astral. O estabelecimento pode ser acessado através do Instagram @restaurantkisabor.
Claudinéia Zarzenon, que assumirá a presidência da CDL em 2023, deixa uma mensagem para os empreendedores do Brasil: “Vá à luta e nunca desista dos seus sonhos” e complementa: “o segredo está na persistência”. #empreendedorismo #matogrosso