A pandemia de coronavírus está trazendo novos desafios para o mundo corporativo e para a educação. Uma ferramenta em comum, porém, que está ajudando essas duas vertentes é a videoconferência. Por causa do distanciamento social, as chamadas de vídeo, lives e apresentações virtuais estão ajudando as pessoas a realizar reuniões, fazer palestras, atender clientes e vender produtos/serviços, além de possibilitar a interação dos professores com os alunos.
O aumento do uso dessas ferramentas está sendo comprovado por várias empresas. De acordo com a Microsoft, o número de usuários do Skype aumentou aproximadamente 70% entre fevereiro e março deste ano. O crescimento em minutos de chamada foi de 220% no período. O aplicativo de chamadas de vídeo Zoom reportou que o número de downloads aumentou em cinco vezes. Enquanto em fevereiro o Zoom foi baixado cerca de 5 milhões de vezes nos celulares, esse número saltou para 26,9 milhões no mês de março.
Gaya Machado, Mestre em Comunicação e especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano, elaborou um guia com 10 dicas para melhorar o desempenho diante das câmeras, seja em reuniões, lives, webinars, vídeos, aulas e palestras.
1 - Atenção para o cenário: Pense com cuidado o local da gravação ou da transmissão ao vivo. Dê preferência para um fundo neutro, uma parede lisa ou uma estante de livros.
2 - Verifique a iluminação: Escolha locais onde a fonte de luz esteja na sua frente e atrás de você. Fundos como janelas e portas não são recomendados, pois a claridade deixa seu rosto escuro.
3 - Posicionamento da câmera do celular: A gravação deve ser realizada na horizontal, para que o conteúdo seja visto da melhor forma em computadores e redes sociais, exceto no caso do Instagram que o celular deve ficar na vertical.
4 - Tenha um roteiro e uma estratégia: Não tem como entrar em uma transmissão em vídeo e improvisar. Escreva um roteiro com a sequência do conteúdo e estratégias para uma abertura interessante como uma pergunta instigante ou um dado estatístico surpreendente.
5 - Conecte-se: A regra é clara: você pode e deve olhar para a câmera. É preciso estar olhando para os olhos do seu interlocutor.
6 - Mostre entusiasmo: A transmissão por vídeo não pode ser algo muito frio e distante, por demonstre energia, disposição e entusiasmo para quem está do outro lado da tela.
7 - Sempre que possível, sorria : Sorrir conecta o público à sua mensagem, gera mais aceitação e ajuda a vender mais. Dados da plataforma Wishpong mostram que um vendedor com sorriso no rosto pode conseguir aumentar em até 10,7% os lucros.
8 - Conheça o público e traduza seu conhecimento: No formato live, vídeo ou webinar, existe uma grande possibilidade do público ser diverso. Por isso, apresente sua mensagem usando termos ou expressões que sejam compreendidas pela audiência.
9 – Fique atento à imagem: Cuide da sua aparência profissional e esteja atento aos detalhes do penteado, maquiagem, cabelo, barba e acessórios.
10 - Conheça as técnicas de oratória: As técnicas incluem a linguagem verbal e não-verbal, passando pela respiração, controle emocional e confiança. É fundamental se conectar com o seu público para alcançar os melhores resultados.