Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Dez tendências do e-commerce para 2021

29/01/2021 às 19:24.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:03

O e-commerce foi um dos segmentos com maior crescimento em 2020. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foram implementadas mais de 150 mil novas lojas virtuais no Brasil, apenas de março a julho. Nesse período, o faturamento do online aumentou 47%, segundo levantamento da Ebit/Nielsen.

Vinícius Ribeiro, Gerente de Marketing do Magis5, aponta as 10 principais tendências do varejo online para 2021:
1. Pagamento instantâneo: O PIX, sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, tem ajudado as lojas virtuais a oferecerem uma opção de meio de pagamento mais rápido e seguro que a compra com cartão ou dinheiro para os usuários.
2. Compras personalizadas: A personalização é o ponto chave para trazer melhores resultados e experiência de compra para o cliente, torna-se um grande diferencial competitivo em relação às outras marcas, produtos e serviços.
3. Voice Commerce: Nos Estados Unidos, cerca de 20% dos consumidores realizam compras de produtos através de assistentes virtuais, como a Alexa (Amazon), e o Home (Google Home). Devido ao elevado crescimento e desenvolvimento da tecnologia de reconhecimento por voz ao longo dos últimos anos, essa tendência também está chegando no Brasil. 
4. Re-commerce: O re-commerce é basicamente a venda em loja virtual de produtos usados, já que existe uma grande preocupação em relação à sustentabilidade do planeta e ao consumo desenfreado de produtos.
5. Shoppable: Várias plataformas estão começando a possibilitar a realização de compras por meio de seus aplicativos ou QRCodes. Um grande exemplo é a loja virtual do Instagram, que permite que os produtos sejam adquiridos direto na rede social.
6. Lojas virtuais interativas: Uma das tendências do e-commerce voltadas para os nichos de vestuário e decoração são as lojas virtuais interativas. As pessoas gostam de “provar” ou ao menos ver como ficariam utilizando um determinado produto e, por meio do uso da realidade virtual, é possível, por exemplo, experimentar sapatos, vestidos e uma variedade de itens, sem sair de casa.
7. Inteligência Artificial (AI) e Big Data: Essas ferramentas são utilizadas para prever o comportamento do consumidor dentro do site, proporcionando melhores experiências, baseadas nos hábitos de compra e em todas as informações do usuário.
8. Mobile Commerce: Segundo pesquisa de 2020 do Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, até 2023, 73% das compras serão feitas por meio de dispositivos móveis. Ter um site responsivo, “Mobile Friendly” e que proporcione uma boa experiência para aqueles que acessam a página através do celular é um trunfo para quem quer bombar nas vendas.
9. Clubes de assinaturas: Os clubes de assinaturas já estão no mercado com modelos de negócios direcionados a cobrança através de planos mensais, semestrais ou anuais, com entrega/recebimento de produtos ou serviços de maneira regular.
10. Chatbots e Conversational Commerce: Chatbots estão cada vez mais populares, sendo utilizados para um primeiro contato com o cliente, resolvendo pedidos menos complexos a qualquer hora que o usuário estiver navegando no site, além de prever comportamentos e hábitos. Em 2020, em meio a pandemia, a Maxmilhas, travel tech de Belo Horizonte, adotou a tecnologia para fornecer a compra de passagens aéreas pelo WhatsApp. 

  

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