Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Empreendedorismo depois da aposentadoria

01/04/2016 às 19:12.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:44

Jeff Bezos, empreendedor tecnológico e investidor norte-americano, fundador da Amazon, é o autor da frase “Você não escolhe as suas paixões. Suas paixões escolhem você”. E esta frase representa a história de vida do artista plástico paraense Jota Pinto, que depois de se aposentar por tempo de serviço começou a pintar o sete e criar obras fantásticas, encantadoras e coloridas.

João Otacílio Pinto, o famoso Jota Pinto, nasceu em Belém do Pará e se formou em Engenharia Civil, profissão que se dedicou com muito afinco por um período superior a 30 anos. Após cumprir a sua exitosa jornada profissional e se aposentar por tempo de serviço, Jota Pinto mudou-se para Curuça, cidade com 35.000 habitantes e localizada a 125 km de Belém. Como estava com tempo ocioso resolveu experimentar o seu dom no mundo das artes e pensou: “Agora chegou a hora de investir nas minhas obras de arte”. Foi assim que surgiu este grande artista brasileiro, no final do ano de 2009.

Jota Pinto começou a fazer seus primeiros trabalhos utilizando a técnica bico de pena, preto e branco, com nanquim. Em seguida, partiu para a pintura de telas onde foi colocando, aos poucos, cores e formas arrojadas. Hoje em dia, a mistura das cores fortes são as marcas mais expressivas presentes em suas obras.

O artista Jota Pinto já concluiu mais de 200 obras em tela e papel que estão espalhadas por várias cidades como Belém do Pará, Manaus, Porto Velho, Fortaleza, Rio de Janeiro e Miami. A responsável pela comercialização das obras e pelo agendamento das exposições é sua filha, a também artista plástica Lucyana Pinto. O artista divulga suas obras através do blog [jotapintoartes], do facebook [jotapinto] e das participações em exposições no Brasil e no exterior.

O sucesso das obras de Jota Pinto foi evidenciado após duas participações no Programa Domingão do Faustão, da TV Globo e também após alguns famosos adquirirem suas obras, entre eles Glória Pires, Suzana Vieira e Chimbinha.

Jota Pinto deixa uma mensagem para as pessoas que desejam investir nos seus sonhos e nas suas carreiras: “Você tem que fazer a vida colorida”. E complementa: “Você não pode parar. Busque cor em qualquer momento porque isso traz felicidade”. #ficaadicadoJotaPinto


***Palestrante, consultor empresarial e professor universitário.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por