Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Empreendendo com estilo

15/09/2017 às 14:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:34

 O inesquecível Cazuza é o autor da seguinte frase: “Com o tempo você aprende a cair com classe e a se levantar com orgulho”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória profissional do empreendedor Silvano Faina que após abrir e “quebrar” negócios (re)começou com estilo criando a consultoria de imagem masculina Silvano Faina, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Silvano Faina de Duarte tem 45 anos e nasceu em Uberaba. O seu primeiro emprego foi conquistado aos 16 anos, na Gráfica Exata, onde atuava como auxiliar de serviços gerais. Em seguida, conseguiu uma vaga na Derucci Calçados como ajudante de almoxarifado e limpador de sapatos.

Aos 21 anos de idade montou o seu primeiro empreendimento num box de seis metros quadrados, onde colocou uma máquina de fotocópias. O ponto foi escolhido “a dedo”: dentro de uma galeria de um prédio comercial, ao lado de uma agência da Caixa Econômica Federal.

Depois de um ano, Silvano percebeu que o negócio estava “empatando” e que não tinha possibilidade de crescimento. Desta forma, fechou o box e conseguiu um emprego como vendedor na Tube Boutique, sendo promovido a gerente da filial da loja Tube Classic, especializada em artigos masculinos.

Em 1999, foi inaugurado o primeiro shopping na capital do Zebu. Percebendo que seria uma oportunidade, Silvano Faina continuou na Tube Classic e criou a Ziper Brasil, uma loja de conserto de roupas dentro do Shopping Uberaba. Dois anos depois, apareceu outra oportunidade para empreender. Silvano Faina pediu demissão da Tube Classic e comprou, junto com um sócio, a loja de roupas João e Maria.

Após três meses, a sociedade não deu certo. Na mesma época, obteve uma ótima oferta de venda pela Ziper Brasil. Silvano pegou a grana da venda dos negócios e investiu na sua própria empresa: a Camisaria Silvano.

A Camisaria Silvano durou 19 meses e “de tão bom o negócio, deu errado … porque vender, vendia demais”, afirma Silvano. Deu errado por falta de conhecimentos específicos de gestão, por falta de estratégia e por ineficiência na gestão financeira. Moral da história: a empresa “quebrou”.

Em 2004, Silvano precisou (re)começar a sua trajetória profissional, já casado e com uma filha. (Re)começou vendendo perfumes, descarregando caminhão, atuando como consultor de vendas e representante comercial. Mas o negócio de Silvano Faina é empreender! Desde 2015, ele vem estudando sobre marketing digital, sempre  antenado nas tendências para lançar um produto|serviço digital.

E foi no dia 25 de julho deste ano  que Silvano tomou a decisão de se desligar definitivamente da carteira profissional para ativar o seu negócio nas redes sociais: a consultoria de imagem masculina Silvano Faria. O propósito é ensinar o homem a se vestir melhor, comprar roupas adequadas e combinar as cores para projetar o seu posicionamento de marca.

As consultorias são realizadas pessoalmente ou via Skype e tem a duração média de seis semanas. O profissional pode ser acessado via Facebook [MEMÓRIAS REFLETIDAS], Instagram [@silvanofainaconsultor] e WhatsApp: (34) 99972.4067.

Silvano Faina deixa uma mensagem para quem deseja empreender: “O mais importante é dar o primeiro passo” e complementa: “erre, mas faça … aprenda sempre com os seus erros”. #ficaadicadoSilvanoFaina

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por