Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Empreendendo na cultura desde o berço

07/09/2018 às 20:54.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:20

Theodore Roosevelt, autor e político estadunidense, é o autor da seguinte frase: “Faça o que você puder, onde você está e com o que você tem”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória do músico e produtor cultural Marcos Souza, que desde o berço aproveitou as oportunidades para transformar a cultura em negócios.

Marcos Souza nasceu em São Paulo e quando tinha sete anos de idade se mudou com a família para o Rio de Janeiro. Seu pai, Francisco Mário de Souza, conhecido popularmente como Chico Mário, foi um dos pioneiros na produção de disco de vinil independente no Brasil, tanto que publicou em 1986, pela Editora Vozes, o livro entitulado “Como fazer um disco independente”. Desde pequeno, Marcos sempre acompanhou de perto a fabricação e a distribuição dos oito discos independentes produzidos dentro da sua casa, tanto que ajudava a colocar as capas de plásticos nos LP’s. Com o falecimento do seu pai no ano de 1988, Marcos começou a empreender através da sua obra: lançou músicas inéditas, gravou discos e realizou shows como músico e produtor.

Em 1994, Marcos Souza iniciou a trajetória própria com o lançamento do grupo Conversa de Cordas com a pegada de choro e música brasileira instrumental. Seis anos depois, começou a criar projetos culturais envolvendo a música. O primeiro projeto emplacado foi o Rio Sesc Instrumental – uma parceria como o Sesc Rio que durou nove anos e realizou mais de 300 shows no estado do Rio de Janeiro. Em 2007, Marcos se mandou para Madri/ Espanha onde atuou como coordenador de marketing na distribuição de música on-line na SGAE – Sociedad General de Autores Y Editores. Paralelamente, foi contratado para prestar consultoria de música brasileira no Madrid Jazz Festival onde levou nomes como Ivan Lins, Joyce Moreno e Gilson Peranzzetta. Como inovação, lançou uma mostra de filmes de música brasileira dentro do festival.

Em 2011, Marcos Souza assumiu a Presidência da Musimagem Brasil e criou o Festival Musimagem em Belo Horizonte. O festival surgiu como um encontro de compositores para audiovisual de todo o Brasil. O evento sempre acontece no CCBB e nas três edições realizadas já participaram mais de 300 compositores e um público superior a 6 mil pessoas. Este ano, o evento acontece de 6 a 9 de setembro e terá como atração internacional Bruce Broughton, um dos mais ecléticos compositores em atividade no mundo, conhecido pelas trilhas musicais de filmes como Silverado, O Enigma da Pirâmide, Perdidos no Espaço e Moonwalker.
Os interessados em saber mais informações sobre o Festival Musimagem poderão acessar o site www.musimagembrasil.com ou acessar o Facebook [@musimagembrasil] ou o Instagram [@festivalmusimagem].
Marcos Souza deixa uma mensagem para quem deseja empreender: “Você deve sonhar e encontrar aquilo que você gosta de fazer”. E complementa: “escreva seus projetos, dialogue com seus pares e sempre frequente os eventos”. #MarcosSouza #FestivalMusimagem

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por