Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Formaggio Mineiro

12/03/2021 às 17:14.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:24

As mulheres estão ganhando cada vez mais destaque nos negócios, segundo estudo realizado pela Serasa Experian, que estima mais de cinco milhões de brasileiras empreendedoras. De acordo com levantamento, as empresárias estão à frente de 43% dos negócios no Brasil, e a mineira Mirany Soares está entre essas mulheres. Há quase doze anos, ela abriu mão do seu cargo executivo para empreender em São Paulo, apostando em um produto genuinamente brasileiro e referência da sua terra natal: o pão de queijo.

A empreendedora buscou formas para resgatar a mineirice da tradicional iguaria, devolvendo a ela a sua principal referência: o queijo. Foi assim que lançou em 2010 a Formaggio Mineiro, empresa pioneira na produção de pão de queijo com 40% de queijo puro em sua composição, sendo que a maioria das receitas encontradas no mercado utilizam entre 2% e 8%. 
Com isso, a marca elevou a categoria de pão de queijo tradicional para o pão de queijo gourmet. Em seguida, Mirany Soares decidiu inovar e abriu sua primeira loja num pequeno espaço no mesmo endereço da produção fabril, onde começou a receber os clientes como se fosse dentro da casa da avó.

Os produtos da Formaggio Mineiro são feitos artesanalmente em escala industrial, com todo o queijo sendo ralado na própria fábrica em São Paulo. No cardápio, além do pão de queijo gourmet, a empresa apresenta o pão de queijo multigrãos, o pão de queijo de gorgonzola, pão de queijo de chocolate belga, pão de queijo com goiabada, chipa de três queijos, waffle de pão de queijo e massinha de pão de queijo com ricota, um produto criado para as crianças interessadas em dar os primeiros passos na gastronomia.

Nos últimos anos, a Formaggio Mineiro consolidou-se em São Paulo como uma rede de lojas, com unidades instaladas nas regiões de Campo Belo, Moema, Vila Leopoldina, Jardins, Morumbi, Brooklin e um truck na Vila Mascote. A sacada mais recente de Mirany Soares foi a criação do e-commerce em abril de 2020, estabelecendo mais quatro lojas virtuais na capital paulista, baseadas nas regiões da Saúde, Santana, Barra Funda e Jardim Marajoara.

Em 2020, a empresa cresceu 23% em relação o ano anterior, com produção de aproximadamente 360 toneladas de pão de queijo/ano. Para 2021, estão previstos o lançamento de novos produtos para compor o portifólio, a expansão de mais unidades físicas em São Paulo e a inauguração da primeira loja fora da capital paulista, em Goiânia/GO.

Ficou com água na boca? Mais informações poderão ser obtidas através do site www.formaggiomineiro.com.br e nas redes sociais Facebook e Instagram, [@formaggiomineiro]. #FormaggioMineiro

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por