Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

História do pasteleiro precursor de Jangada/ MT

Publicado em 17/06/2023 às 06:00.

Albert Schweitzer, filósofo e médico alemão, é o autor da seguinte frase: “O sucesso não é necessário para a felicidade. A felicidade é necessária para o sucesso. Se você ama o que faz, você terá sucesso”. E essa citação tem relação direta com a história de vida do Tatsuo Konge, o empreendedor da Pastelaria Mario Japonês de Jangada/MT.

Tatsuo Konge, conhecido popularmente como Mario Japonês, nasceu em Terceira Aliança, distrito do município de Mirandópolis/SP. Seu pai era japonês e veio para o Brasil como imigrante depois da Segunda Guerra Mundial. Em 1950, a família se mudou para Paranavaí/PR. Tatsuo começou a trabalhar aos cinco anos de idade na roça. Nesse tempo, ao frequentar a escola, a professora não sabia pronunciar o seu nome e cunhou o apelido Mario. A partir desse momento, eis que surge a figura do Mario Japonês, nome que acabou se tornando sua marca para a vida inteira.

Depois de passar pelo período da roça, Mario Japonês se tornou motorista de caminhão e borracheiro em Naviraí/MS, no ano de 1968. Na sua borracharia fazia reparos e remendos nos pneus e câmaras de ar, assim como a comercialização de pneus novos e velhos. Além disso, também tinha uma pequena quitanda de frutas.

Nesse momento, o braço direito do Mario Japonês era a sua esposa, Águida dos Santos. Em 1977, sua esposa teve meningite e faleceu. Mario Japonês passou a viver um momento muito difícil na sua vida pessoal e profissional. Foi aí que recebeu um convite de um amigo para esfriar a cabeça e passar uns dias em Jangada/MT.

Ele gostou muito da cidade e enxergou uma oportunidade de respirar novos ares e recomeçar seus negócios a partir daquele momento.

Em 1978, Mario Japonês então se mudou com seus três filhos para Jangada e abriu a Borracharia Jangada. Mas, no ano de 1982, aconteceu um acidente grave dentro do estabelecimento, quando um pneu de caminhão estourou em seu rosto. Após recuperar-se desse incidente, Mario Japonês desistiu da borracharia e se tornou sócio em uma pastelaria com o amigo Antônio Colado dos Santos.

Assim foi criada a Pastelaria Japonês, no ano de 1983, a primeira pastelaria estabelecida na rodovia BR 163 em Jangada/MT. A posteriori, o negócio passou a se chamar Pastelaria Mario Japonês, que está de portas abertas há 38 anos, com o detalhe que desde o ano de 1987 funciona 24 horas, com os três filhos revezando os turnos de trabalho. A Pastelaria Mario Japonês apresenta 10 tipos de pasteis no cardápio e vende, em média 400 pastéis por dia. Em dias de alta temporada, a marca ultrapassa 600 unidades. A Pastelaria Mario Japonês é formatada no binômio: produto e atendimento.

Tatsuo Konge, o pasteleiro precursor de Jangada - considerada a Capital do Pastel no Brasil, deixa uma mensagem para os empreendedores: “Em qualquer coisa que você for fazer, tenha a visão de olhar pra frente e enxergar a oportunidade” e complementa: “se aperfeiçoe naquilo que você mais gosta e não desista dos seus sonhos, especialmente nos momentos das maiores dificuldades”. #PastelariaMarioJaponês # Jangada/MT 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por