Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

O empreendedor que começou com 20 reais

Publicado em 29/06/2024 às 07:00.

Fred Shero, jogador canadense de hóquei no gelo, é o autor da seguinte frase: “O sucesso não é o resultado de combustão espontânea. Você deve se incendiar primeiro”. E essa citação tem relação direta com a história do Sílvio Santos de Minas Gerais, o empreendedor da Prestígio de Minas, do Empório Grão em Grão e do Café com Bolo.

Com origens modestas, Sílvio Santos de Pinho tinha o sonho de sair de Grão Mogol, sua cidade natal localizada no interior de Minas Gerais, para estudar e obter sucesso na vida. Investiu o pouco recurso que tinha num curso pré-vestibular, pois tinha o desejo de cursar direito, mas não obteve êxito devido à rotina exaustiva trabalho e ainda existia a impossibilidade financeira para pagar uma faculdade particular.

Mediante essas dificuldades, iniciou com a cara e a coragem sua trajetória vendendo biscoitos de porta em porta junto com os seus irmãos César e Léia, na cidade de Tailândia/PA. Como conhecia muita gente e batia perna o dia inteiro, Silvio Santos teve a oportunidade de comprar uma lanchonete. Sem crédito na praça e sem dinheiro, contou a ajuda de um amigo que emprestou 10 folhas de cheque, e comprou o estabelecimento com cheques de terceiro. Pagou com o trabalho e resolveu a situação.

Em seguida, voltou para Grão Mogol e depois para Belo Horizonte. Na capital mineira, trabalhou como gerente da lanchonete e assumiu duas cantinas dentro de uma faculdade. Como o negócio quebrou, Sílvio Santos foi gerenciar uma empresa de pão de queijo e não deu certo. Sem perspectiva profissional, Sílvio Santos com apenas R$ 20 no bolso, passou a fazer salgadinhos para vender na Rua Pouso Alegre, no bairro Floresta. Depois que o negócio deu certo, passou a vender tortas e bolos, de diferentes sabores. Sílvio Santos então decidiu investir no seu verdadeiro desejo, que era fazer pão de queijo. Após muito esforço e dedicação, no ano de 2011, realizou seu sonho estabelecendo a fábrica de pão de queijo Prestígio de Minas. Esse negócio possibilitou ganhar experiência administrativa e comercial, especialmente em vendas e no varejo.

O negócio estava indo bem, então chegou a pandemia e vários desafios inesperados. Sílvio Santos enfrentou a perda de clientes e a escalada dos custos de matéria-prima, mas sua determinação falou mais alto. Adaptando-se às circunstâncias, redirecionou seu foco para o pão de queijo, implementando inovações, como o pão de queijo recheado. Em seguida, aproveitou a oportunidade para criar o Empório de Grão em Grão, no ano de 2022. 

O empório está localizado na Rua do Ouro, no bairro Serra e oferece aos clientes uma ampla variedade de produtos que vão desde pães de queijo até bolos variados e diferentes tipos de salgados. O sucesso da empresa é um testemunho não apenas da qualidade dos produtos, mas também da resiliência, foco, determinação e da visão empreendedora de seu fundador.

Atualmente, o Empório de Grão em Grão possui uma loja em uma das concessionárias da Líder Veículos, em Belo Horizonte. Em junho de 2024, Sílvio Santos abriu o Café Com Bolo, localizado no bairro Guarani, também na capital mineira.

Ficou interessado em conhecer mais sobre os negócios do Sílvio Santos de Minas Gerais? É só acessar o Instagram @silviosantosblogueiro e @graoemgraoemporio.

Sílvio Santos deixa uma mensagem para os empreendedores do Brasil: “Apesar da minha origem humilde e da jornada árdua com muitas adversidades, com determinação e trabalho é possível transformar sonhos em realidade” e complementa: “eu não vim para brincar de ser empreendedor”. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por