Scott Belsky, empreendedor estadunidense fundador da Behance, é o autor da seguinte frase: “Não é sobre ideias. É sobre fazer as ideias acontecerem”. E essa citação tem relação direta com a história do Rafael Castro, o idealizador do @papodeaeroporto.
Rafael Teixeira de Castro nasceu em Juiz de Fora e quando tinha cinco anos de idade mudou-se com a família para Viçosa, cidade onde passou o restante da infância e adolescência. Na década de 90, costumava passar suas férias escolares na casa da tia que morava no bairro Jaraguá, em Belo Horizonte. Naquela época, o que Rafael mais gostava era visitar o Aeroporto da Pampulha e ver de pertinho os aviões, uma vez que a família não reunia condições financeiras para adquirir um bilhete aéreo.
Viajar era algo que mexia com Rafael Castro, tanto que optou em fazer vestibular para o curso de Turismo na UFJF e na UFMG, mas na UFMG passou corretivo na última hora e mudou a opção para o curso de Comunicação.
Em 2003, voltou a morar em Juiz de Fora para iniciar o curso de Turismo na UFJF. Certa feita, assistindo a palestra do professor José Manoel Gândara, da UFPR, descobriu a possibilidade de fazer um ano do curso em outra instituição federal no Brasil. Com essa possibilidade de mobilidade acadêmica decidiu estudar na UFPR e morar em Curitiba. E foi aí que Rafael Castro pegou avião pela primeira vez na vida. Na capital paranaense fez estágio em uma operadora de turismo e no setor de visitação da Arena da Baixada, estádio do Athlético Paranaense. O tempo da mobilidade acadêmica acabou e Rafael decidiu finalizar o curso na Universidade Positivo, transferindo de uma universidade pública para uma particular.
Motivado pela amiga Carla Fraga, Rafael Castro aplicou para o programa de mestrado em Engenharia de Transportes na UFRJ, no Rio de Janeiro. Foi nessa época, no ano de 2010, que conquistou seu primeiro emprego como professor no Centro Universitário Augusto Motta. Do mestrado foi direto para o doutorado, sendo que ainda teve uma experiência de estudar por um ano na Austrália. Em 2014, Rafael Castro foi aprovado no concurso público e assumiu como professor efetivo das disciplinas de Transportes Turísticos e Agenciamento e Operação de Viagens no Cefet/RJ - Unidade Petrópolis.
Rafael sempre gostou de consumir redes sociais acompanhando perfis relacionados a viagem e turismo. Em 2018, começou a frequentar eventos com criadores de conteúdos na área de viagens e então despertou o seu desejo de abrir um canal específico sobre aeroportos, um assunto que domina tecnicamente e tem autoridade para explorar. Assim surgiu, em agosto de 2018, o Instagram @papodeaeroporto, que atualmente tem mais de 140 mil seguidores e possui parcerias estratégicas com aeroportos, com o trade turístico e com companhias aéreas, tais como Azul Linhas Aéreas, Emirates e KLM. Em sua trajetória, Rafael Castro já visitou quase cem aeroportos pelo Brasil e pelo mundo e publica vídeos apresentando os aeroportos e as curiosidades envolvendo os bastidores das operações nos aeródromos, desmistificando que o aeroporto é um lugar chato e estressante.
Rafael Castro deixa uma mensagem para os empreendedores do Brasil: “Identifique e acredite no seu potencial” e complementa: “tire seus planos do papel e voe alto”.
#empreendedorismo #papodeaeroporto