De acordo com o levantamento produzido pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), entidade que atua há 23 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado de pizzarias, o segmento registrou crescimento de 11,55% no Brasil em 2023, comparado ao ano anterior. De acordo com Leandro Goulart, Presidente da APUBRA, a expansão do segmento pode ser atribuída a uma série de fatores, como o desejo por indulgências gastronômicas, a democratização do acesso ao alimento e a busca por conveniência. Além dos fatores comportamentais, o setor também está em constante profissionalização, abrindo espaço para o avanço das redes de franquias. Segundo a Pesquisa Setorial APUBRA 2024, realizada em parceria com a Gallunion, consultoria especializada em foodservice, aproximadamente 11% das operações ativas estão no sistema de franchising.
Consolidada como um dos pratos mais populares do mundo, a pizza não apenas se mantém relevante no cardápio dos brasileiros, como também se adapta às novas demandas do consumidor moderno, impulsionando o mercado, seja com opções populares e acessíveis até experiências gastronômicas premium. A pizza atende tanto ao grande público quanto a nichos específicos, como consumidores veganos, vegetarianos ou pessoas com restrições alimentares. Além disso, o apelo emocional e sensorial do produto também é essencial para esse crescimento do setor, pois a pizza se enquadra no conceito de "comfort food", sendo associada ao prazer e bem-estar.
Mesmo com milhares de pizzarias ativas em todo o país, o setor oferece oportunidades de investimento para quem deseja abrir o próprio negócio. Um recente estudo da APUBRA mostra que 54% das pizzarias do Brasil estão ativas há mais de 10 anos, e 25% operam há mais de cinco anos, mantendo-se como uma das opções preferidas no mercado de food service.
O cenário atual demonstra que o setor de pizzarias continuará em expansão nos próximos anos, apresentando como principal desafio aos empreendedores a manutenção da qualidade do produto, investimento em diferenciação e tecnologia, além de estar atento às mudanças de comportamento do consumidor para ajudar a garantir a relevância e a longevidade do negócio. #empreendedorismo #negócios #pizzarias #apubra