Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

PULGA, O FENÔMENO “CHORA BOY” DA INTERNET

Cristiano Lopes
Publicado em 18/03/2023 às 06:00.

Vin Diesel, ator e produtor de cinema estadunidense, é o autor da seguinte frase: “A sua energia positiva torna o mundo um lugar melhor”. E essa citação tem relação direta com a história do Pulga, o fenômeno “chora boy” da internet.

Wallace Santos Soares, o Pulga, trabalhou como office-boy, motorista de aplicativo, vendedor de roupa pela internet e negociador de empréstimo. No início dos anos 90, no clube AFBDMG, estava acontecendo a competição Garota Piscina e no intervalo do evento um grupo de street dance da academia do Renato Ventura se apresentava de um lado da piscina. Pulga então começou a dançar do outro lado. Ao final da apresentação, Pulga foi cumprimentar o professor e ingressou na academia para aprimorar seus primeiros passos na dança. Em seguida, junto com Renato Ventura e outros dois amigos, criaram o Grupo Fox, um grupo de dança que faturou campeonatos nacionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e internacionais na Argentina, Paraguai e Uruguai.

A partir daí, iniciou carreira solo como professor de dança de rua e aulas de jump em academias. Em seguida, decidiu se tornar empreendedor e abriu uma lanchonete dentro da Academia Sport Fitness, mas o negócio não deu certo e precisou fechar as portas.

Pulga se casou, teve dois filhos e depois da separação entrou em depressão profunda, ficando o dia inteiro na cama, sem ânimo e sem nenhuma razão para viver. Em 2020, em plena pandemia, resolveu levantar e decidiu se amar: “amor próprio é decisão e não sentimento”. Em um domingo estava rolando um churrasco de amigos e Pulga resolveu gravar quatro vídeos com dancinhas para postar nas redes sociais. Na madrugada postou os vídeos no TikTok e no Instagram e, para sua surpresa, no dia seguinte descobriu que um dos vídeos alcançou mais de 1 milhão de visualizações em menos de 24 horas e que teve alcance total de 4,5 milhões de views. Na terça-feira a produtora do Programa da Eliana do SBT entrou em contato para convidar o tiktoker a participar do quadro Famosinhos da Internet. No sábado, foi a vez da produção do Programa do Ratinho convidar o famoso das dancinhas para gravar um quadro. Após sua participação exitosa, Pulga foi convidado na mesma semana para participar ao vivo do programa, atingindo um público de 30 milhões de telespectadores em todo o Brasil. Ele também participou vários programas de TV como Balanço Geral e Alterosa Alerta e teve seu vídeo exibido nos programas a Hora do Faro e Encrenca.

A fase do crescimento profissional foi interrompida por outra decepção no relacionamento, fato que o colocou novamente em depressão. Em novembro de 2022, Pulga pulou da cama com força e voltou a dançar com tudo. Mais do que isso, entendeu que o seu negócio é o entretenimento, é levar alegria, energia e auto-estima através da dança para as pessoas. Seus próximos passos já estão traçados para o ano de 2023: Magic Night, o baile do Pulga, somente com música “dance” das antigas; Energy Pulga, o energético do Pulga; Magic Dance, o aplicativo de danças do Pulga e a Playlist do Pulga, músicas de vários estilos preparadas para você dançar. Quer saber mais? Acesse o Instagram @pulga_oficial.
Pulga, que é tradicionalmente conhecido pelo seu jargão “chora boy”, deixa uma mensagem para os empreendedores: “Não espere, levante e faça. Seja positivo e tire a negatividade da sua vida” e complementa: “Deus sempre em primeiro lugar”. #Pulga #ChoraBoy

*Professor universitário e palestrante

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por