Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Qual o futuro dos podcasts no Brasil?

Publicado em 27/05/2023 às 06:00.

Os podcasts passaram, em pouco tempo, de um modelo de programa pouco conhecido para um dos mais populares da atualidade e essa grande mudança nos hábitos de consumo dos ouvintes foi o responsável por números expressivos e impressionantes.

Segundo dados da Insider Intelligence, o Brasil possui mais de 39 milhões de ouvintes, o que o torna o terceiro maior consumidor do modelo no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e da Irlanda. Mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Na outra parte da pesquisa, os países que menos escutam podcasts são Japão, Taiwan, Malásia e Paquistão. Além disso, o levantamento também estimou que até o ano de 2024, o formato podcast vai se popularizar ainda mais e atingir 23,5% da população.

Em relação as plataformas, o Spotify lidera com 25% de participação do mercado, enquanto o Apple Podcast está em segundo lugar com 20% e o Google Podcasts com 16%.

Mas apesar dos números positivos dos podcasts, alguns especialistas acreditam que o modelo pode perder popularidade ao longo do tempo para outras mídias, como os vídeos curtos, do que discorda Victor Assis, CEO e empresário do Podpah.

Victor Assis acredita que os podcasts estão longe de ser um formato de consumo sazonal ou passageiro. Ele acredita que esse modelo veio para ficar e várias pesquisas internacionais apontam para projeções otimistas para o mercado nos próximos anos. Outro fator que comprova o crescimento dos podcasts são os investimentos em estrutura e equipamentos que estão sendo realizados por empresas especializadas em audiovisual pelos quatro cantos do Brasil.

No Brasil, dados da Statista, CupomValido.com.br e Ibope apresentaram os podcasts mais populares: O Horóscopo Hoje, Mano a Mano, Flow, Primocast e Café da Manhã. A maioria dos brasileiros ouvintes de podcasts consomem o conteúdo em paralelo com outras atividades, como navegando na internet e nas redes sociais, estudando ou desempenhando atividades domésticas. Com relação ao formato do conteúdo, 55% dos entrevistados brazucas preferem entrevistas com convidados, seguido de narrativas de histórias reais, mesa redonda com diversas opiniões, reportagens e resumo do dia. Os gêneros preferidos apontados pela pesquisa foram: sociedade & cultura, educação, estilo de vida, religião e comedia.

Na sua opinião, qual será o futuro dos podcasts no Brasil? #tendências #podcasts

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por