Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Quatro tendências do varejo para 2024

Publicado em 20/01/2024 às 06:00.

A 114º edição da NRF - Retail’s Big Show, o “Grande Show do Varejo”, o maior evento de varejo do mundo, foi realizada com muito sucesso em Nova York. O evento em 2024 apresentou resultados expressivos: contou com a participação de mais de 40.000 pessoas de mais de 104 nacionalidades, 1000 expositores na feira de produtos e serviços, 6200 marcas envolvidas e 450 palestrantes.

Pelo sétimo ano consecutivo realizei a cobertura jornalística da NRF e inspirado nos insights dos líderes e CEO’s de varejo de marcas emblemáticas que estiveram no palco da NRF 2024, vou compartilhar 5 tendências do varejo para 2024:

1.   Jornada Unificada

O varejo está passando da Era do Omnichannel para o Unified Commerce, a Era da Jornada Unificada. É o phygital ganhando força com a conotação da loja física como fundamental para ser o principal canal de venda enquanto o digital se torna o principal canal de descoberta e divulgação de produtos e serviços. Muitas marcas estão apostando nas lojas físicas como “flagship”, que são “lojas conceito”, com espaços concebidos para proporcionar uma experiência de compra num ambiente favorável para encantar o cliente, com destaque para a fantástica atenção aos detalhes, como: cores, aromas e atendimento personalizado.

2.   I.A.Tranverse

Inteligência Artificial Transversal, sendo utilizada dentro dos setores e departamentos das empresas. As soluções de I.A. estarão inseridas no varejo com o objetivo de aprimorar os processos, favorecer a tomada de decisões e melhorar os resultados. A Inteligência Artificial está sendo vista como uma ferramenta para ajudar a tudo e a todos.

3.   Recommerce 2.0

Diminuição do consumo linear para aumento do consumo circular, chamado de resale. As lojas de “segunda mão” que não estão presentes apenas no segmento de roupas, mas também de móveis e produtos eletrônicos estão mais sofisticadas e com tendência de forte crescimento. Michelle Evans, Global Head of Retail da Euromonitor International, apresentou uma pesquisa onde 27% do público norte-americano pretende comprar produtos nas lojas de resale em 2024. Os consumidores estão mais cautelosos e conscientes.

4.    TikTok Economy

Rápido crescimento da sociedade intergeracional representada pelos Millenials (geração Y), que atualmente representam 23% da população mundial e pela geração Z que corresponde a 32%. Isso significa que 55% da população em nível internacional está na faixa etária compreendida entre 13 a 43 anos de idade. A mentalidade  do telefone celular como primeira forma de pesquisa de produtos e serviços [“mobile first” ] somada ao poder das redes sociais com os vídeos virais criados pelos influenciadores, tornam a tiktokização uma poderosa arma de divulgação e comercialização nos negócios.

Se você quiser saber tudo o que rolou na NRF 2024, confira a minha cobertura nos stories do Instagram [@palestrantecristianolopes]. #NRF2024 #Retail’sBigShow #NovaYork

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