Em um cenário empresarial dinâmico e repleto de desafios, a compreensão das tendências torna-se um fator fundamental para empresas alcançarem seus objetivos. A Ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia, que atende clientes como Google, Gerdau, Gol, John Deere, Bradesco, SBT e Cresol, elencou 4 tendências para os negócios em 2024. Confira:
1- Negócios e estratégia centrados no cliente
Sua empresa já coloca o cliente no centro? Se a resposta for não, este ano é o momento ideal para pensar sobre isso. Atualmente, ter um negócio focado no consumidor é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade. Recente pesquisa publicada pela Deloitte apresenta um dado interessante: 60% das empresas centradas no usuário mais lucrativas. Dessa forma, investir em soluções que estruturam e aceleram iniciativas de experiência do consumidor permite entender novos mercados, obter resultados superiores e lançar produtos inovadores. Com isso, a empresa pode se posicionar à frente da concorrência, destacando-se como referência no setor.
2- Inovação
O futuro dos empreendimentos depende da capacidade constante de inovar. Independente do segmento de atuação, a evolução tecnológica torna-se um imperativo mercadológico. Empresas de médio e grande portes devem criar um laboratório de inovação para implementar ideias, tecnologias e estratégias, afim de promover a criatividade e ampliar a vantagem competitiva da empresa. Entretanto, muitas organizações encontram obstáculos para incorporar essa cultura, como resistência interna à mudança e falta de métodos claros para estabelecer um espaço físico específico para a prática da inovação.
3- Data solutions
As soluções em dados consistem em estratégias, processos e ferramentas criadas para lidar com desafios relacionados ao gerenciamento e uso eficaz de informações. Segundo estudo realizado pela McKinsey, empresa global de consultoria de gestão, negócios que efetivamente aplicam insights baseados nesses ativos têm maior probabilidade de captar e reter clientes, e ainda serem rentáveis. Porém, a dispersão das informações, armazenadas em várias planilhas e sistemas, dificulta a obtenção de uma visão abrangente e, por conseguinte, a tomada de decisão assertiva baseada em dados.
4- Cloud solutions
Serviços e tecnologias em nuvem referem-se ao armazenamento, gerenciamento e processamento remoto de dados e aplicações acessíveis pela internet. A importância dessas soluções cresceu devido a benefícios como agilidade, flexibilidade, escalabilidade e economia de custos. Uma pesquisa da IBM, empresa americana de tecnologia da informação, apontou que 83% dos líderes empresariais e de TI optaram por uma abordagem de nuvem híbrida para impulsionar a transformação digital no Brasil, superando a média global de 77%. No entanto, apenas 27% afirmaram ter controle total, destacando pontos cegos e riscos aos dados. As organizações podem contar com aplicações inovadoras para mudar os dados e sistemas para a nuvem, e assim aproveitar a flexibilidade e escalabilidade dessa tecnologia. #empreendedorismo #negócios