Les Brown, palestrante motivacional estadunidense, é o autor da seguinte frase: “Muitos de nós não estamos vivendo nossos sonhos porque estamos vivendo nossos medos”. E esse pensamento tem relação direta com a trajetória do chef Guilherme Melo, um chef que sabe criar a receita do empreendedorismo.
Guilherme Dias de Oliveira Melo começou a trabalhar aos 14 anos de idade como office-boy do Laboratório Santa Maria. Aos 16, abriu o seu primeiro empreendimento, a empresa Light Stick. Aos 19 anos, montou o Baticum com mais nove amigos em Dunas de Itaúnas (ES). O bar tocava de tudo, menos forró, mas vendia 60 caixas de cerveja por dia. Voltando para BH, abriu uma produtora cultural que durou três anos. Cabe ressaltar que tudo isso foi feito na mesma época do curso de graduação em Psicologia na UFMG.
Para se manter financeiramente após o fechamento da empresa de produção cultural, Guilherme Melo recebeu um desafio inusitado de um amigo: ministrar aulas de culinária. Com o apoio de sua avó Hermengarda Dias, montou um curso para iniciantes que queriam dar os primeiros passos na cozinha. Foi aí que sua paixão foi aflorada e Guilherme decidiu direcionar sua carreira para a área da gastronomia.
Em seguida, fez curso técnico de cozinheiro no Senac Minas e estágio com o reconhecido chef Ivo Faria, fato que abriu as portas para consultorias especializadas para bares e restaurantes. Após essa exitosa experiência, em 2007, Guilherme Melo abriu o restaurante Hermengarda, que conquistou importantes premiações em nível estadual e nacional pelas revistas Veja, Quatro Rodas, Encontro e Gula. Em 2013, o chef participou da comitiva que representou Minas Gerais no evento Madrid Fusion e aproveitou a viagem para cozinhar como convidado no Hotel Ritz, dentro da programação do Gastro Festival Madrileno.
Após o fechamento do Hermengarda, Guilherme Melo direcionou sua carreira profissional para as consultorias, atendendo clientes como Jacinta Cervejaria e Restaurante, Dorival Bar e Parrila, Almanaque Choperia, L’Amour Bistrot Cabaret e Dalva Butiquim Musical.
Em 2020, Guilherme Melo recebeu o convite do Novotel BH Savassi para construir o conceito e assumir o posto de chef executivo do Nuüu Restaurante. Com a proposta de ser uma porta de entrada para a gastronomia mineira, o restaurante apresenta pratos mineiros contemporâneos e autorais, com foco na utilização de produtos de excelência feitos no Estado. O Nuüu Restaurante serve café da manhã, almoço executivo e jantar, tanto para hóspedes quanto para o público da cidade.
O Nuüu está sempre inovando com projetos diferenciados como Encontro de Chefs, jantares harmonizados, confrarias gastronômicas e, atualmente, com o retorno da Feijoada Nuüu, oferecida aos sábados, em formato de buffet contemplando petiscos, entradas e sobremesas. Deu água na boca? Então acesse o Instagram [@nuuurestaurante] e faça sua reserva agora mesmo.
O chef Guilherme Melo deixa uma mensagem para quem quer empreender: “Tenha coragem para executar suas ideias e seus projetos” e complementa “A base do sucesso é o planejamento”. #ChefGuilhermeMelo #NovotelBHSavassi #NuuuRestaurante