Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Reserva Heitor Estate Coffee

Publicado em 14/12/2024 às 06:00.

O amor pelo café surgiu no final da década de 60, quando os primeiros pés de café chegaram ao Cerrado Mineiro. O Cerrado Mineiro é uma região produtora de cafés diferenciados devido a características físico-químicas de solo, relevo e microclimas ideais. Essa é a primeira região no Brasil com Denominação de Origem (D.O) para o café, composta por 55 municípios localizados no noroeste do Estado de Minas Gerais.

O empreendedor Manuel Velloso iniciou o plantio da nova cultura em sua propriedade, no município de Carmo do Paranaíba, se tornando a primeira geração da família na cafeicultura. Sua filha, Sheyla Velloso, e seu marido, Marcus Heitor, herdaram o amor de Manuel pela cafeicultura e, em 1994, deram continuidade em sua trajetória, adquirindo a Fazenda Reserva Heitor, no município de Patos de Minas, e iniciando o cultivo de café no mesmo ano.

A fazenda é uma colônia agrícola e está estabelecida numa altitude que varia de 970 a 1090 metros. A área total do latifúndio é de 216 hectares, sendo que a área produtiva de café corresponde a 141 hectares. A fazenda está localizada em um terroir privilegiado para a produção de cafés especiais, possuindo uma combinação equilibrada entre clima, altitude, solo e o conhecimento técnico para a produção do café. A produção inclui as variedades Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Novo Mundo, IAC 125, Acauã, Catucaí 2SL, Catucaí 24-137 e Guará. As características mais marcantes dos cafés especiais e nobres da Reserva Heitor Estate Coffee são os sabores achocolatado, caramelizado e frutado.

A família investe em processos inovadores e tecnologias avançadas em todas as etapas de produção, colheita, pós-colheita, armazenagem, benefício e formação de blends que resultem em cafés de altíssima qualidade que alcancem pontuação superior a 80 pontos na metodologia SCAA. O café é certificado pela Rainforest, Nespresso, Cerrado Mineiro e 4C.

Nesses 30 anos, é uma constante a busca pela excelência na produção de café com alta qualidade e sustentabilidade – certificado Carbono Zero e agricultura regenerativa com proteção do solo. Atualmente, ao negócio se encontra na terceira geração na cafeicultura, com a atuação dos filhos Mariana e Leonardo Heitor. A Fazenda Heitor foi a campeã do prêmio Fazenda Sustentável Globo Rural em 2023.

Para saber mais sobre a Fazenda Heitor e fazer o pedido dos pacotes de cafés especiais, entre em contato peloInstagram(@reservaheitor) ou WhatsApp (34) 99903-3711. #empreendedorismo #FazendaReservaHeitor #PatosdeMinas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por