Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Rota Capitão Senra: a versão brasileira da Rota 66

02/10/2020 às 21:07.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:42

A Rota Capitão Senra é um movimento do motociclismo que tem como objetivo posicionar Minas Gerais no mototurismo nacional e internacional, tornando-se a versão brasileira da Rota 66.

O nome da rota é alusiva ao mineiro José Senra, que foi um motociclista amante e colecionador das motos da marca norte-americana Harley-Davidson. Falecido em 2016, recebeu esse apelido por ter sido um destacado capitão da Polícia do Exército, chegando a escoltar autoridades como o Presidente Juscelino Kubitschek e a Rainha Elizabeth II. Movido pela paixão das duas rodas, o Capitão Senra fundou em 1980 o Motogrupo Águias de Aço, um dos mais antigos e tradicionais motoclubes do país. Atualmente, o Brasil possui cerca de 3.200 motoclubes e aproximadamente 200.000 motociclistas ligados a esses grupos.

O projeto Belo Horizonte - Portal de entrada da Rota Capitão Senra propõe a cidade como referência da rota de mototurismo do Brasil. No mundo, a mais famosa e notável rota de mototurismo é a Rota 66 dos Estados Unidos, que começa em Chicago (Illinois) e termina em Santa Monica (Califórnia), atravessando oito estados e perfazendo um percurso total de 2.448 milhas, cerca de 3.939 quilômetros.

O mapa da Rota Capitão Senra possui um trajeto de 140 quilômetros, partindo de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), passando pelo Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, Brumadinho (Casa Branca, Piedade do Paraopeba, Suzano, Aranha), Topo do Mundo, BR 040 - Lagoa dos Ingleses, Alphaville e Macacos. No percurso, o motociclista poderá usufruir da oferta turística local, composta por meios de hospedagem (hotéis, pousadas), gastronomia (restaurantes, bares), lojas de artesanatos, atrativos turísticos, comércio e serviços.

O Roteiro Belo Horizonte prevê o trajeto com início pela região da Pampulha, passando pelo Mercado Central, Circuito Liberdade (onde começa o encontro do Motoclube Águias de Aço), Savassi, Praça do Papa, Circuito das Concessionárias de Motocicletas, finalizando no Km 0 da Rota Capitão Senra na saída de Belo Horizonte para Macacos. Como estratégia de divulgação, foi produzido um vídeo especial de apresentação dos atrativos turísticos de Belo Horizonte, com filmagem em alta definição e utilizando câmeras em capacetes de dois motociclistas, mostrando a capital mineira sobre o olhar dos amantes de motos, complementando com imagens áreas capturadas por drones.

Desde 28 de outubro de 2018, a nova denominação da AMG-160, que passou a se chamar Rodovia Capitão Senra, homenageando o ilustre amante das motocicletas. A via é muito frequentada por motociclistas, com um traçado cheio de curvas no formato “S” e natureza altamente exuberante. A designação se deu pelo Projeto de Lei nº 5224/2018, de autoria do deputado Agostinho Patrus.

Se você quer mais informações para estar na rota certa, acesse pelo Instagram: [@rota.capitaosenra] ou Facebook ]. Parafraseando o Capitão Senra “é preciso curtir e não competir, somar e não dividir”. #mototurismo #RotaCapitãoSenra

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por