Em meio a emergência global causada pela pandemia do coronavírus, os empresários do mundo inteiro estão lidando com um inimigo a mais além do vírus, que é a diminuição drástica das receitas e do faturamento devido a necessidade de fechar as portas ou diminuir as atividades como medidade contenção do avanço da Covid-19.
O empresário Richard Harary, CEO da Macrobaby, maior loja de enxovais de bebê dos Estados Unidos, aponta que para as empresas sobreviverem em tempos turbulentos como esse terão de tomar medidas drásticas: “temos que lembrar que não é um problema isolado, é sim uma catástrofe mundial que afeta muito mais do que a economia, mas principalmente a saúde das pessoas. Mas em tempos de dificuldade que surge a necessidade de calma e pensar de forma diferente para viabilizar algumas medidas que farão a diferença nos negócios”.
Richard Harary enumera sete passos para atravessar a recessão causada pela emergência global do coronavírus e manter o seu negócio de pé:
1. Renegocie aluguéis e prazos – Se o imóvel da empresa for alugado, entre em contato com proprietário explicando a situação e peça uma carência de um a dois meses de aluguel, ou algum desconto devido à situação de emergência. Se o imóvel for financiado, faça a mesma coisa com a financeira;
2. Entenda melhor sobre o seu seguro – Verifique se o seu seguro cobre a eventualidade de prejuízos gerados pelo fechamento devido a uma catástrofe nacional, que é o caso do que estamos passando hoje em dia;
3. Reduza carga horária e custos fixos – Corte os custos fixos em tudo que for possível. Reduza a carga horária dos funcionários ao máximo. Se preciso, dispense alguns funcionários e mantenha na empresa somente os essenciais;
4. Motive a sua equipe a vestir a camisa – É preciso motivar os funcionarios que farão parte da equipe nesse momento de instabilidade. É fundamental manter a comunicação efetiva e acompanhar aqueles que trabalharão no sistema home-office;
5. Ganhe tempo – Estude todos custos que podem ser cortados. Faça uma lista e enumere tudo que possa ser temporariamente pausado. Corte ao máximo os gastos e avise aos fornecedores que só vai poder pagar após as coisas se regularizarem. Converse, seja sincero e peça algum tempo “de respiro”;
6. Invista na criatividade e na internet – É hora de ser criativo e encontrar novas maneiras para vender nessa época de dificuldade mundial. Verifique se seus produtos e serviços podem ser comercializados pela internet e posicione sua empresa digitalmente nas redes sociais.
7. Mantenha a calma – Este é o passo mais importante: manter a calma. Tudo vai voltar ao normal, mas num tempo ainda indefinido. Enquanto isso, aproveite para investir o tempo em atividades que podem ser realizadas no período da quarentena, como organização da casa e crescimento profissional através de cursos on-line.