Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Stankowich – um show de circo

01/12/2017 às 16:22.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:59

Nilson Rutizat, escritor casual maranhense, é o autor da seguinte frase: “Faça do seu mundo seu palco e da vida seu espetáculo”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória de empreendedorismo da família Stankowich, que desde o século XIX promove espetáculos circenses em toda a América Latina, e, neste momento, está com duas estruturas montadas no estado de São Paulo: o circo pink, na capital, e o circo vermelho, em Campinas.

Em 1850, Pedro Stankowich e sua família chegaram na América do Sul fugindo da guerra que acontecia naquele momento na Europa. Em 1856, desembarcaram no Brasil somente com os animais amestrados, pois tinham perdido toda a estrutura do circo que estava montada na Romênia, e optaram por se instalar no interior do Rio Grande do Sul.

Durante mais de 167 anos de existência, o circo ultrapassou todos os obstáculos, passou por quatro gerações e atualmente está sendo administrado pela quinta geração, sob o comando de Márcio Stankowich. Os filhos do Márcio, que correspondem a sexta geração, já estão integrados ao espetáculo, coordenando e participando ativamente das atividades de palco. Além disso, a netinha de sete anos, que corresponde a sétima geração, já começou a integrar o cast dos artistas.

Márcio Stankowich define o circo como sendo uma empresa de comércio que vive sobre rodas e enfatiza a importância do trabalho da equipe para a montagem dos espetáculos. São 80 pessoas que vivem na comunidade circense e que trabalham de forma multifuncional no cumprimento de várias funções: montagem, transporte, logística, artística, técnica, iluminação, sonorização, filmagem, promoção, divulgação, venda de produtos, administrativo, financeiro e jurídico.

Com certeza, um dos maiores desafios do gestor do circo é saber o momento exato de sair daquela cidade instalada e partir para outro destino, (re)começando o espetáculo. E isso o Circo Stankowich sabe fazer muito bem, afinal de contas, já são mais de 110.000 espetáculos realizados em 3.000 cidades diferentes, sendo considerado um dos maiores e mais importantes circos da América do Sul.

O Circo Stankowich está sempre presente na mídia e atua de forma intensa na divulgação dos artistas e dos espetáculos. Em 2017, o Stankowich esteve presente no desfile das escolas de samba de São Paulo junto com a Acadêmicos do Tucuruvi, com o enredo “Meu palco é a rua”. O circo também recebe artistas e personalidades em seus espetáculos, sendo que este ano já visitaram seus espetáculos Sandy e Lucas Lima, Sheila Mello, Ellen Rocche e a turma do Pânico na Band. Os interessados poderão acessar o circo através do site www.stankowich.com.br , do Instagram @stankowich_circus e do Facebook @stankowichoficialPINK e @circostankowichvermelha.

Márcio Stankowich deixa uma mensagem para quem tem sonhos e deseja empreender: “Para ter sucesso, é preciso coragem e perseverança” e complementa: “o ponto fundamental é acreditar naquilo que você faz”. #ficaadicadoMárcioStankowich #CircoStankowich

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por