Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Startec, revolucionando o recrutamento na área de tecnologia

Publicado em 03/06/2023 às 06:00.

Muitas pessoas já passaram ou conhecem quem viveu um processo seletivo para alguma vaga de emprego. Difícil, nebuloso e muitas vezes confuso, a competição pela oportunidade coloca a empregadora em uma posição confortável perante os candidatos. E esse em algum mercado a relação de demanda e oferta fosse invertida e os interessados fossem as empresas que disputassem os melhores talentos? Pois é exatamente o que acontece com o mercado de T.I. no mundo todo. Foi pensando em ajudar a resolver o problema de seleção e contratação de profissionais do setor que nasce a startup carioca Startec.

Com o objetivo de transformar a experiência de conexão entre empresas e pessoas, a startup fundada por João Tosto, Vinícius Estrella e Thobias Dias se posiciona como uma real ponte entre quem deseja uma boa oportunidade de emprego na área de tecnologia e outras startups que, naturalmente, tem o setor de T.I. o core business de suas operações. A ideia é ajudar as empresas a conectar os melhores profissionais de forma mais leve, convidativa e aderente aos interesses de todos os envolvidos.

Depois de passar com sucesso pela empresa júnior da Uerj, João Tosto ingressou no mercado de trabalho como estagiário em uma das marcas mais representativas e emblemáticas de moda masculina do Brasil e foi pego de surpresa logo em seu primeiro dia de trabalho: foi remanejado de função sem ser comunicado previamente. Dessa maneira, assumiu uma função como programador mesmo sem saber programar, mas enxergou ali uma oportunidade.  Após assumir o desafio, percebeu que havia espaço para juntar o que havia acontecido na sua jornada e resolveu dar um próximo passo na sua caminhada profissional.

Na virada de 2019 para 2020, convidou os amigos Vinícius Estrella e Thobias Dias para criarem uma startup de educação voltada a cursos de marketing digital, ciências de dados e desenvolvimento web. Depois dessa etapa, os fundadores perceberam que o público-alvo composto por jovens estudantes ou recém-formados não tinham condições financeiras para comprar os treinamentos. Com um ano de operação, concluíram que o modelo de negócios não se sustentava e, a partir de então decidiram mudar o foco, passando a oferecer soluções em recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia.

O novo modelo foi pensado em quatro pilares bem definidos: 100% de transparência nas publicações das vagas, linguagem mais informal e identificada com o dia-a-dia dos desenvolvedores, processo de recrutamento e seleção humanizado na prática e envio de feedbacks personalizados.

A Startec conta com uma equipe composta por 16 colaboradores, possuem mais de 40 mil profissionais registrados em sua base e já ultrapassou a casa de R$ 1,5 milhão de faturamento. Os planos da Startec envolvem a busca pelo seu aporte financeiro que dará nova chance de uma nova transformação no modelo de negócio e, com isso, crescer ainda mais em 2023.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por