Scott Belsky, empresário e investidor estadunidense, mais conhecido por co-criar a plataforma Behance, é o autor da seguinte frase: “Não é sobre ideias. É sobre fazer as ideias acontecerem”. E essa citação tem relação direta com a história do casal Bruno da Mata e Vanessa da Mata, os empreendedores da Tacos & Nachos Mexicanos.
Bruno da Mata estava solteiro em 2013, ano que conheceu a comida Tex-Mex, que é a fusão da culinária americana do Texas com a culinária mexicana. Em seguida, começou a namorar Vanessa e teve a ideia de convidá-la para um jantar num restaurante que oferecia esse tipo de gastronomia. No jantar, a namorada ficou tão apaixonada com a comida que antes de finalizar já tinha pedido para o namorado para voltar ao restaurante. No outro fim de semana, foram novamente ao estabelecimento. E no outro fim de semana repetiram o programa. Em resumo: o casal viciou em comer Tex-Mex. No fim de mês, Bruno da Mata foi fazer seu balanço financeiro e descobriu que o restaurante mexicano se tornou o responsável direto pelo aumento da sua despesa de cartão de crédito. Com isso, tiveram que controlar os gastos e diminuir a frequência de visitas ao restaurante Tex-Mex.
Em 2015, Bruno fez uma proposta para a namorada para juntos tentarem fazer a reprodução dos pratos mexicanos em casa. Ela aceitou o desafio e as receitas começaram a ser produzidas. Ao aprimorar as receitas, o casal foi convidando os amigos e familiares para experimentar as delícias mexicanas e várias delas começaram a perguntar: por que vocês não abrem um restaurante?
Em fevereiro de 2017, Bruno e Vanessa resolveram estudar sobre gestão de negócios, empreendedorismo e gastronomia para aprimorar os conhecimentos e então elaboraram um plano de negócios para a abertura de um restaurante Tex-Mex.
Em 2018, já casados, colocaram o plano de negócios em prática e criaram o Tacos & Nachos Mexicanos, o primeiro restaurante exclusivamente delivery de comida Tex-Mex de Minas Gerais. A ideia é fazer o cliente comer muito, mas experimentando um pouco das diversas variedades. Por esse motivo, o casal apostou na montagem de combos. O Tacos & Nachos oferece 8 opções de combos, incluindo tacos, nachos, burritos, quesadillas e 8 opções de molhos produzidos na casa. O combo El Trio, número 5, é o carro-chefe por oferecer o trio perfeito: um taco, uma quesadilha e um burrito, acompanhado de nachos com molho. Além dos combos, o restaurante oferece duas opções de sobremesas: chocodila e churros. O delivery está disponível num raio de até 10 km da cozinha do restaurante, que está estabelecida no bairro Luxemburgo. Quer saber mais sobre as delícias mexicanas? Acesse o Instagram [@tachosenachosmexicanos].
A novidade é que em dezembro de 2023, o casal estará ampliando o negócio com a criação da hamburgueria delivery inspirada no churrasco texano, com utilização das receitas de pulled-beef e pulled pork com carnes desfiadas e defumadas na lenha. A pegada da hamburgueria é atuar com sanduíches no estilo texano e novamente inovar dentro do cenário do delivery de BH.
Bruno da Mata e Vanessa da Mata deixam uma mensagem para os empreendedores: “O caminho não é fácil, mas o segredo é planejar e estudar muito sobre o seu segmento de atuação” e complementam: “É preciso resiliência, persistência e atitude para fazer o negócio acontecer”. #empreendedorismo #TexMex #TachoseNachosMexicanos.