Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Tem brasileiro no futebol dos Estados Unidos

Publicado em 10/08/2018 às 22:25.Atualizado em 10/11/2021 às 01:52.

Norman Vincente Peale, pastor e escritor norte-americano, é o autor do best-seller “O Poder do Pensamento Positivo” e também o autor da seguinte frase: “Quatro coisas para o sucesso: trabalhar e orar, pensar e acreditar”. E este pensamento tem relação direta com a vida e a trajetória do coach e árbitro Wesley Costa, que aproveitou a oportunidade e se mudou para Estados Unidos, vivendo a cada dia sua maior paixão: o futebol.

Wesley Sacramento Costa nasceu em Belo Horizonte e tem 36 anos de idade. Como a maioria das crianças brasileiras começou a jogar futebol com o sonho de se tornar jogador profissional. Jogou em vários clubes de BH e aos 17 anos precisou largar a carreira para se dedicar aos estudos. Um ano depois ingressou no curso de Turismo da Newton Paiva e, concomitantemente, iniciou no curso de arbitragem da FMF – Federação Mineira de Futebol. Como árbitro, em menos de dois anos de atividade, teve uma carreira meteórica e foi considerado uma das revelações da arbitragem mineira.

Mas como o sonho de um brasileiro com futebol nunca acaba, quando ainda estava com 22 anos, Wesley Costa recebeu uma proposta de uma universidade estadunidense para voltar aos gramados como jogador e bolsista. Nesse momento, decidiu mudar a direção da sua vida, optando em cursar Educação Física e Administração de Empresas no estado de Oklahoma. E foi justamente esta oportunidade que permitiu ao jovem voltar a jogar em alto nível e a disputar vários campeonatos oficiais nos Estados Unidos.

Em busca de um posicionamento “fora” dos gramados, Wesley Costa ingressou na carreira de coach - técnico de futebol, sendo contratado pela empresa brasileira Tetra Brazil Soccer Academy. O seu sucesso como jogador e coach proporcionou a oportunidade da assinatura de um contrato para trabalhar full-time pela Tetra Brazil, se tornando o diretor regional da empresa no estado de Minnesota. Nesse cargo, conheceu mais de 20 estados dos Estados Unidos e 5 países. Um verdadeiro gol de placa!

Em 2014, Wesley Costa retorna aos gramados como árbitro de futebol pela United States Soccer Federation – USSF. Com o apito afinado, está se tornando destaque da arbitragem na terra do Tio Sam e com grandes chances de integrar o quadro de elite da USSF.

Atualmente, Wesley Costa divide o seu tempo entre o cargo de diretor regional da Tetra Brazil, com a arbitragem da USSF e o mestrado em School Counseling pela Winona State University. Os interessados em contactar o profissional poderão acioná-lo via Instagram [TXT_COL]ou Facebook [@wesleycostaxuxu].
Wesley Sacramento Costa, conhecido popularmente como Xuxu, deixa uma mensagem para quem pretende empreender: “Nunca desista dos seus sonhos” e complementa “os seus sonhos podem te levar além do que você imagina”. #WesleyCosta #futebol #TetraBrazil #arbitragem #EstadosUnidos

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por