O relatório Global Consumer Trends 2025 da Euromonitor ilustra como diferentes gerações estão impactando a dinâmica dos negócios, criando novas oportunidades e como as empresas estão se adaptando às mudanças nos hábitos dos clientes. Em uma realidade moldada pelo custo de vida, atributos verdes e expectativas de bem-estar são tendências que estão no centro do comportamento dos consumidores em todo o mundo.
De acordo com o estudo Global Consumer Trends, as principais tendências globais do consumidor para o ano de 2025, são:
- Planos de melhoria de qualidade de vida: viver mais saudável e por mais tempo se tornou a principal meta dos consumidores que estão em suas jornadas de longevidade. O estudo mostrou que 52% dos consumidores acreditam que serão mais saudáveis ??nos próximos cinco anos do que são agora.
- Eco lógica: as opções sustentáveis não apenas continuam sendo uma decisão consciente baseada em valores pessoais, mas também em evidências tangíveis e nos benefícios que esses produtos oferecem em relação às necessidades do cliente. Empresas de todo o mundo estão investindo em ações focadas na ESG – sustentabilidade em três eixos: meio ambiente, sociedade e corporativa.
- Foco filtrado: os clientes sentem que são inundados com notificações e cercados por opções infinitas, sendo que na verdade desejam gastar menos tempo procurando o que precisam. A pesquisa apontou que 42% dos consumidores fizeram compras através de livestreaming (transmissão ao vivo) em 2024, uma vez que a apresentação dos atributos do produto e/ou serviço se tornam mais fáceis de serem compreendidas pelo consumidor por meio desse canal.
- Decisões de compras intencionais: os consumidores planejam guardar mais dinheiro como parte de seus hábitos de consumo, fato que torna as decisões de compra mais estratégicas e intencionais. Apenas 18% dos respondentes da pesquisa disseram que frequentemente fizeram compras por impulso em 2024.
- IA entrando no jogo: as pessoas estão começando a adotar e a incorporar a inteligência artificial em seu cotidiano, sempre avaliando os prós e os contras dessa tecnologia. Cerca de 43% dos consumidores consideraram a IA generativa uma fonte confiável de informações.
Stella Vatcheva, chefe sênior de inovação de práticas da Euromonitor International, afirmou que “Os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação aos gastos nas compras. Eles estão buscando produtos e serviços confiáveis, que possam oferecer soluções de longo prazo e direcionadas para aquilo que precisam”.
Na outra ponta, as empresas devem priorizar a inovação e as estratégias de negócios afim entender o comportamento do consumidor em evolução e impulsionar seu crescimento.