Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Uma lenda viva do blues mundial

12/10/2018 às 18:14.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:56

Marcel Proust, escritor e crítico francês, que se tornou conhecido mundialmente pela autoria da obra “Em Busca do Tempo Perdido”, é também o autor da seguinte frase: “A música pode ser o exemplo único do que poderia ter sido – se não tivesse havido a invenção da linguagem, a formação das palavras, a análise das ideias – a comunicação das almas”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória do incrível cantor estadunidense Lil Jimmy Reed, uma lenda viva do blues mundial.

Leon Atkins, conhecido mundialmente como Lil Jimmy Reed, nasceu no dia 14/07/1938 dentro de uma cabana de armas de fogo em Hardwood/LA, numa pequena cidade de algodão localizada na beira do Rio Mississippi, no sul dos Estados Unidos.

Leon cresceu perto de um clube onde todas as noites conseguia ouvir o lamento do blues do outro lado da rua. Aos seis anos construiu a sua própria guitarra, feita de uma caixa de charutos, e quando adolescente, já exibia total habilidade com o violão e a harmônica, tocando nos clubes locais ao redor de Baton Rouge, capital da Louisiana, um dos berços do blues da terra do Tio Sam.

Aos 16 anos de idade, Leon foi assistir o show do famoso Jimmy Reed. Naquela noite, a sua estrela brilhou forte. O astro principal da noite ficou tão bêbado que não teve condições físicas de realizar o show e a casa estava lotada. De forma inesperada, apareceu alguém da produção e colocou Leon Atkins em cima do palco para substituir o consagrado Jimmy Reed. Leon fez tanto sucesso que lhe rendeu o apelido de Lil’ Jimmy Reed e assim começou o seu longo caminho com o blues.

Depois de tocar em pequenos clubes e tabernas, Lil’ Jimmy foi servir nas forças armadas dos EUA. Desde que retornou à vida civil, sua carreira brilhou. Nos anos 60, o bluesman aproveitou a chegada do blues à Grã-Bretanha para inspirar uma geração de adolescentes que, por sua vez, levaram a música ao sucesso internacional. Junto com Bob Hall e a esposa Hilary Blythe, cantora e baixista, se uniram para formar o The Jim Jimmy Reed Band. Durante cinco anos a banda realizou grandes apresentações por todo o continente europeu.

Lil’ Jimmy Reed, é o verdadeiro bluesman, como declara quem teve o privilégio de ouvir sua majestosa guitarra, voz poderosa e harmônica deslumbrante. Lil’ Jimmy Reed já dividiu o palco com os mais emblemáticos músicos do mundo, como B. B. King, Slim Harpo, Little Milton e Bobby “Blue” Bland em grandes festivais no Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Suíça.

Figura altamente carismática e com 80 anos de idade, Lil’ Jimmy Reed ainda está na ativa e segue tocando por turnês mundiais, inclusive estará se apresentando no Brasil no Festival BB Seguros de Jazz e Blues no dia 17/11 em Recife e no dia 24/11 em Porto Alegre. O cantor já se apresentou duas vezes em Belo Horizonte e os amantes da boa música reconhecem que assistir o seu show é a última chance de ouvir o autêntico blues da Louisiana.
Lil’ Jimmy Reed, que pode ser acessado pelo facebook deixa uma mensagem para todos nós: “a vida melhora com o tempo”. #LilJimmyReed #blues

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por