Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Valentim Laticínios e Agroturismo

Publicado em 06/07/2024 às 06:00.

A história começa em 1888 com a chegada do italiano Giusto Leone Pizzol ao Brasil. Nascido em Treviso, Giusto Pizzol adquiriu 200 alqueires de terra no ano de 1921. Nesse local, se formou uma pequena comunidade italiana, hoje conhecida como Comunidade de Barcelos, localizada no município de Domingos Martins. Em seguida, Giusto Pizzol montou uma vendinha com padaria, farmácia e “secos e molhados” na fazenda. O transporte das mercadorias era feito por tropas e chegavam fumo, açúcar mascavo, remédios, ferragens, ferramentas, tecidos, óleo de mamona e querosene, que eram trocados por milho, café e feijão.

Alguns anos mais tarde, em 1954, Adolpho Pizzol assumiu a fazenda e deu continuidade ao comércio do pai. O próximo a assumir a fazenda foi o João, filho mais velho do patriarca, no ano de 1986. A partir daí, Armando Pizzol, o outro filho, seguiu com a administração da propriedade rural. Armando se casou com Girlene Bergamin e tiveram três filhos. Sua filha Tatiane Pizzol, no ano de 2008, começou a trabalhar como compradora de leite em uma fábrica de laticínios na cidade de Pará de Minas. No interior de Minas Gerais conheceu o marido Rodrigo Guimarães, que é Engenheiro de Alimentos e, na época, era Gerente Industrial da mesma fábrica que Tatiane atuava. Quando ainda cursava Zootecnia na Universidade Federal de Viçosa, uma sementinha foi plantada no coração da Tatiane: ali começava a germinar o sonho Valentim. Nas aulas de Economia Rural, ela aprendeu que para melhorar a renda da atividade rural, o pequeno produtor precisava agregar valor à produção. 

Em 2010, a decisão foi tomada: “Vamos investir na produção de iogurtes”. Foi aí que Tatiane Pizzol adaptou a estrutura já existente da fazenda para dar o “start” no negócio e criar a Valentim Laticínios e Agroturismo, na Comunidade de Barcelos, em Domingos Martins/ES.

Atualmente a Valentim Laticínios produz artesanalmente com leite fresco e utilizando matéria-prima local, os seguintes produtos: iogurte tradicional, iogurte grego, iogurte proteico, iogurte zero, manteiga maturada feita com técnica francesa. Além dos 63 produtos que são produzidos pelo laticínio, o Agroturismo Valentim complementa o portifólio do negócio, apresentando experiências turísticas para a criançada. O local possui escorregador, gangorra, casinha de boneca, redário, jardim, horta, estufa de flores, pomar e os amigos do Valentim, que são pôneis, bezerros, coelhos e outros animaizinhos.

Ao longo dessa jornada, muitos fatores contribuíram para a Valentim se tornar empresa referência no Espírito Santo, tais como: participar da ATPA - Associação Turística de Pedra Azul, traçar o Plano de Negócios junto ao Sebrae/ES – Regional Serrana e investir na melhoria dos rótulos através da contratação da agência de publicidade.

Ficou interessado em conhecer mais sobre a Valentim Laticínios e Agroturismo? É só acessar o site www.euamovalentim.com.br ou o Instagram (@euamovalentim).

Tatiane Pizzol e Rodrigo Guimarães deixam uma mensagem para os empreendedores do Brasil: “O empreendedor precisa acreditar e perseverar na sua ideia”, e complementam: “busque ajuda profissional para elevar o seu negócio”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por