Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Vinte insights sobre vendas disruptivas

Publicado em 10/06/2023 às 06:00.

Vendas Disruptivas é um manual de sobrevivência para empresas que estão sentindo na pele os impactos da disrupção tecnológica em seus mercados e precisam tomar providências para acompanhar as mudanças. A obra Vendas Disruptivas foi criada por Patrick Maes, consultor de negócios especializado na transformação de setores de vendas e de marketing por meio do uso avançado de dados, tecnologia e inteligência artificial, e está baseada na seguinte dor do mercado: Como estruturar as áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente em tempos de transformação digital?

O experiente professor Patrick Maes dividiu a obra em oito capítulos, sendo que a introdução foi intitulada como “O fim do mundo como o conhecemos: comece as vendas do zero”.

Vou compartilhar 20 insights que fazem parte do conteúdo dessa obra:

1. As vendas disruptivas exigem começar com uma folha de papel em branco;
2. Custos menores, resultados melhores e clientes mais satisfeitos: eis o estimulante paradoxo das vendas disruptivas;
3. 75% dos potenciais clientes, primeiro visualizam online as informações sobre o produto que escolheram antes sequer de cogitarem contatar um ponto de venda;
4. Se você não consegue proporcionar experiências disruptivas em B2B, alguém o fará em seu lugar;
5. Todos os membros do time precisam entender o que significa colocar o cliente no centro;
6. A jornada do cliente não segue mais um caminho reto, mas sinuoso;
7. Uma relação sustentável não é compatível com pressionar o cliente;
8. Uma proposta de valor claramente definida ajuda o cliente a fazer a sua escolha;
9. O marketing será cada vez mais considerado uma fonte de receita;
10. O atendimento ao cliente se tornará o ponto de contato prioritário para clientes atuais e potenciais, muito mais que as vendas;
11. Você precisa ser realmente bom para competir pela atenção do cliente contra todos os outros spams e ruídos pairando ao redor;
12. A geração de leads começa quando seus clientes estão online;
13. O combo Facebook + Instagram precisa ser uma parte crucial do seu plano de vendas e marketing;
14. O LinkedIn também é um sistema de vendas, embora não amplamente percebido como tal;
15. É tarefa do marketing decidir quando um lead está realmente pronto para a venda;
16. Uma área de vendas moderna precisa trabalhar com equipes autogeridas;
17. Aplicativos que no passado estavam dentro do orçamento somente de grandes companhias agora são acessíveis a pequenas e médias empresas;
18. Pessoas com menos de 24 anos demonstram preferir mensagens de texto em vez de falar. Isso tem um impacto importante sobre o modo como as empresas deveriam organizar a interação com o cliente no futuro próximo;
19. A realidade virtual e a aumentada estão se tornando cada vez mais importantes nas vendas e no marketing;
20. Em algum momento, em um futuro não tão distante, entraremos na era da comunicação bot a bot.

O livro Vendas Disruptivas foi publicado pela Autêntica Business, possui 280 páginas e está indicado como leitura para empreendedores e profissionais que atuam nas áreas de vendas, marketing e/ou atendimento ao cliente. #vendas #vendasdisruptivas

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