Glaucia Muniz Proença Lara é professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua tanto na graduação quanto na pós-graduação na área de Estudos do Texto e do Discurso. Tem doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), além de três pós-doutorados em Análise do Discurso, o último deles (2019-2020) junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Durante esse pós-doutorado, foi agraciada com uma bolsa de professor visitante sênior (Print/Capes) de seis meses no Centro de Estudos de Discursos, Imagens, Textos, Escritos e Comunicação (Céditec, da Universidade Paris Est-Créteil - Val de Marne/Upec, na França).
Em 2015, Gláucia Lara visitou, em Paris, a Exposição dos Médecins du Monde, com o tema: “Ouvrons les portes”, que, traduzindo para o português, significa: “Abrindo as portas”. A partir desse momento, a professora despertou para a oportunidade de focar seus estudos no discurso de sujeitos em situação de vulnerabilidade, particularmente, migrantes e refugiados.
Ao iniciar os estudos para o terceiro pós-doutorado na carreira, apresentou a proposta de trabalhar com migrantes brasileiros na Europa, uma vez que pouco se sabe sobre esse público. Nesse contexto, a professora definiu que a pesquisa seria realizada na França, na Inglaterra e em Portugal. O principal objetivo era dar a palavra aos migrantes brasileiros para que eles pudessem contar suas histórias, falar das suas experiências, abordar suas dificuldades, mas também apresentar suas conquistas ao longo de suas jornadas.
A metodologia do projeto tinha como premissa realizar 12 entrevistas (4 em cada país), mas o efetivo foi muito maior: foram realizadas 30 entrevistas, no total. Selecionadas as 12 narrativas que seriam analisadas como resultado do projeto de pós-doutorado, restou um material valioso: 18 histórias. Glaucia Lara teve, então, uma sacada empreendedora: transformar esse conteúdo inédito em duas obras, divididas de acordo com os países contemplados em sua pesquisa. Foi assim que surgiu o livro: “Vivendo do outro lado do Atlântico: histórias de brasileiros em Portugal”, publicado pela Grácio Editor, de Coimbra, Portugal. A obra em formato online pode ser adquirida pelo preço de 15,90 euros através do site da Livraria Grácio Editor [https://livraria.ruigracio.com].
A autora Glaucia Lara já está preparando a próxima edição de “Vivendo do outro lado do Atlântico” narrando, dessa vez, as histórias dos migrantes brasileiros na França e na Inglaterra. A obra deverá ser lançada ainda no ano de 2022. #GlauciaLara #VivendodooutroladodoAtlântico