Bares e restaurantes: lugar de gente feliz?

Publicado em 11/10/2024 às 06:10.

Paulo Jelihovschi*

Bar é lugar de gente feliz – diz a máxima repetida por 11 em cada 10 empresários do setor. Tal lógica muda quando essa gente são clientes, funcionários ou donos do estabelecimento. Brincadeiras à parte, vemos na Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) que os conteúdos ligados à gestão de pessoas são sempre os campeões de consumo em nossas mídias digitais. O empreendedor lida com gente, adora estar rodeado de pessoas, mas o jogo muda quando ele precisa gerenciar essa turma. Atender clientes insatisfeitos e lidar com funcionários é o desafio de todo dono de bar ou restaurante, sendo que esse já tem os problemas dele para lidar no dia a dia

Quando chamado a ajudar nesse tipo de desafio, seja ligado à melhor forma de gerenciar funcionários ou a lidar com os mais diversos tipos de clientes, sempre coloco uma máxima: lidar com gente é difícil, em qualquer lugar, em qualquer circunstância. Provo isso perguntando se entre amigos, familiares ou qualquer outro grupo as relações do empresário são 100% harmônicas. A resposta é sempre negativa. Por que então seriam com funcionários ou clientes?

Mas o que fazer então? Aceitar que teremos problemas e viver resolvendo os pepinos que não desejamos? Bem, problemas nunca deixarão de existir, mas existem algumas formas de minimizar essas questões. 

Primeiramente, é preciso conversar, com quem quer que seja, sobre qualquer assunto. Temos a mania de achar que as outras pessoas do nosso convívio pensam como nós e entendem o mundo como entendemos. “Mas isso é óbvio, como ele não sabia disso?” é a frase top of mind na mediação desses conflitos. Alinhar questões no dia a dia, desenvolver uma boa via de diálogo e nunca, repito, nunca achar que algo é óbvio e que não é necessário falar sobre, acreditem em mim, resolve 90% dos problemas relacionados às pessoas. Deixar tudo às claras, seja pelo diálogo, seja pela sua comunicação visual, muda o jogo.

Com o caminho do diálogo aberto, é fundamental que se haja a segurança e a confiança entre as pessoas para que conflitos sejam resolvidos. Não há como promover melhorias se as partes não querem melhorar. Diálogos em que os envolvidos não estão dispostos a escutar e a evoluir não são nada além de perda de tempo. Ser empático e saber se colocar no lugar do outro é a ordem para quem quer ser feliz.

Por fim, entender que nem sempre vai dar certo é importante. Empreender os melhores esforços para a resolução é fundamental, mas se não der certo, paciência. Cada pessoa sabe onde dói seu calo e é livre para seguir seu caminho. Levar o stress do problema não resolvido para casa só vai fazer mal a uma única pessoa: você mesmo. 

Para que o bar e restaurante sejam lugar de gente feliz, todos precisam estar felizes. Resolver questões ligadas às pessoas é quase sempre de graça, e envolve apenas a vontade de resolver e alguma habilidade interpessoal. Desenvolva isso no seu time e em seus clientes e você, empresário do setor, também será uma pessoa mais feliz.

*Psicólogo, mestre em administração, líder de Gente na Abrasel e CEO da Infinite.pro

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